Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
4

A magia do Buçaco

Imponência da natureza continua a ser a principal atração da mata mas há muito para ver.
Gonçalo Silva 17 de Janeiro de 2019 às 17:39
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Buçaco
Novas árvores, espaços mais abertos, recuperação do Convento de Santa Cruz e das capelas que constituem os Passos da Via Sacra, um novo museu e um trilho a inaugurar em breve.

A tempestade ‘Leslie’, sentida em outubro, afetou a mata do Buçaco e derrubou muitas árvores centenárias, mas o património saiu reforçado. Após o encerramento ao público, que durou cerca de dois meses, a Mata Nacional abriu em dezembro e apresenta novos argumentos.

A mata, que já foi local de oração e devoção de monges e que ‘viu’ um Papa emitir uma ordem que excomungava da igreja quem destruísse árvores ou apanhasse ali madeira, é um dos tesouros mais fascinantes do País.

Os jardins, miradouros, lagos e fontes ajudam e envolvem num passeio fascinante e mágico no Centro do País. No último ano, mais de 250 mil pessoas visitaram a mata. O próximo passo é a candidatura a Património Mundial da UNESCO.

Um novo trilho vai percorrer as árvores que se destacam
O ‘Trilho das Árvores Notáveis’ será uma realidade até à primavera. Irá levar os visitantes ao encontro das árvores que se destacam na mata, como um eucalipto com 76 metros de altura ou o cedro de São José, plantado pela Ordem dos Carmelitas Descalços há 375 anos.

O novo trilho junta-se ao ‘Trilho dos Famosos’, que levou várias figuras públicas à mata, onde plantaram uma árvore. Há ainda os trilhos da ‘Floresta Relíquia’, ‘Água’, ‘Militar’, ‘Adernal’ e ‘Via-Sacra’.

Ermida mostra estilo simples carmelita
Na Ermida de São José, um dos edifícios junto aos que compõem os Passos da Via- -Sacra, será construída uma recriação do que eram as condições de vida dos membros da Ordem dos Carmelitas.

Mobiliário usado na altura, forma de viver e vestir fazem parte da representação que levará o visitante ao tempo e à forma simples e isolada de viver da comunidade religiosa.

A Via-Sacra é uma das grandes atrações e tem mais de três séculos. É uma encenação dos locais de Jerusalém por onde Jesus Cristo passou – desde que foi condenado à morte, até ao túmulo. A Via-Sacra tem uma extensão com perto de três quilómetros.

Um Convento que também é museu
Um ano após o início das obras de restauro, o Convento de Santa Cruz vai abrir em maio. Um investimento de cerca de um milhão de euros – entre convento e Capelas dos Passos da Via-Sacra – que irá ‘oferecer’ um novo espaço museológico aos visitantes. No local poderão ser apreciadas várias peças de arte sacra (azulejos, pinturas ou esculturas) que chagaram até nós dos tempos em que os Carmelitas habitaram o local.

Após as obras, será ainda possível subir à Torre Sineira do edifício e obter uma fantástica vista sobre os jardins e a mata. As terras do Buçaco foram doadas aos Carmelitas Descalços, em 1628, pelo bispo de Coimbra, com o objetivo de que ali fosse construído um mosteiro.

Os monges ergueram um muro com mais de cinco quilómetros para rodear os seus terrenos e construíram o Convento de Santa Cruz, integrado na vegetação. Com as obras, o Convento de Santa Cruz ficará mais atrativo e honrará a história do local.

Músicas do mundo na mata
O ‘Sons do Bussaco’ é um festival que leva à mata artistas de todo o mundo para a realização de concertos intimistas. A 3.ª edição do festival realiza-se, este ano, a partir de maio e decorre ao longo de vários meses. A tranquilidade do espaço é assim invadida por sons diferentes, que tornam o local ainda mais misterioso e mais cativante.

Arte para as crianças em toda a mata
O Catrapim - Festival de Artes para Crianças chega à Mata Nacional a 29 e 30 de junho, com espetáculos de teatro, música, marionetas, showcooking ou malabarismo, entre outras artes. A animação decorre em nove palcos espalhados pela floresta. Conta com uma componente educativa e de sensibilização ambiental.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)