Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
2

Bergen: uma cidade acolhedora que renasceu das cinzas

O cenário idílico da segunda maior urbe da Noruega faz desta um ponto essencial de passagem.
Tiago Ruas 23 de Outubro de 2016 às 09:00
Bergen fica a cerca de 460 km da capital, Oslo
Bergen fica a cerca de 460 km da capital, Oslo FOTO: Getty Images
São coloridas e estão todas juntas como sardinhas enlatadas. Para muitos, a paisagem composta pelas casas de madeira situadas no porto de Bryggen é considerada como o cartão de visita de Bergen – uma urbe acolhedora no sudoeste da Noruega, a cerca de 460 km da capital, Oslo.

Antes de começar a percorrer os trilhos da cidade, apanhe o funicular que o leva até ao Monte Fløyen. Aqui, a 400 metros de altitude, tem uma vista impressionante sobre a região.

Quando descer, passe pelo Museu de Bryggen, que mostra como Bergen se reconstruiu após um incêndio que destruiu grande parte da cidade no início do século XVIII. Não se esqueça também de visitar o icónico mercado e aproveite para comer um skillingsbolle (bolo de canela) à beira-mar.

Uma catedral centenária que ardeu várias vezes
Situada a cerca de 500 metros do popular mercado de peixe fica a Catedral de Bergen, um edifício que remonta a 1181. Desde então, já ardeu pelo menos cinco vezes.

Apesar de ter sido renovada pela última vez no final do século XIX, a catedral dedicada ao rei Olavo II, santo padroeiro da Noruega, preserva ainda uma bala de canhão disparada durante a Batalha de Vågen, que ocorreu em 1665. Trata-se de um acontecimento que os habitantes gostam de explicar em grande detalhe aos turistas que por ali passam.

Festival de Luzes: evento que dá início ao Natal junta milhares de pessoas
No próximo dia 26 de novembro, Bergen é palco do Lysfesten (‘festival de luzes’, em português), um evento anual que atrai cerca de 30 mil pessoas à cidade – maioritariamente dos países nórdicos – e que marca o início da época natalícia.

O festival consiste no acender das luzes da gigante árvore de Natal situada junto ao lago Lille Lungegårdsvann, no centro de Bergen, seguindo-se uma procissão à luz das velas e um concerto à beira-mar, terminando com um espetáculo de fogo de artifício.

O evento, cuja entrada e participação é totalmente gratuita, realiza-se sempre no sábado que antecede o primeiro domingo do advento.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)