Mergulhada num rico património de história e tradição, Vila do Conde é uma cidade de cores e contrastes. Apresenta uma grande diversidade ao nível da natureza, com ofertas para todos os gostos: campo, rio e mar. Chegou já a ser caracterizada como uma ‘aldeia em ponto grande’, isto porque o urbano mistura-se rapidamente com o rural, tornando a localidade num espaço ideal para desfrutar de alguns momentos de lazer.
As origens da cidade remontam a 1318, quando D. Afonso Sanches, filho bastardo de D. Dinis, fundou o Convento de Santa Clara. Este monumento fundamental do gótico português ainda hoje perdura e é, aliás, praticamente o cartão de visita da cidade. Do alto do convento, a vista é de cortar a respiração.
Para quem visita a cidade, a próxima paragem deverá ser o Forte de São João Baptista, localizado junto à zona das praias. Foi construído na Idade Média para proteger a foz do rio Ave e a população de Vila do Conde. O forte chegou a estar ao abandono, até que foi recuperado já no início da década de 90, dando lugar a uma unidade hoteleira.
E quando falamos da história de Vila do Conde temos imperativamente de falar da ligação das gentes da terra ao mar. Junto à zona ribeirinha damos de caras com uma réplica de uma nau quinhentista. Foi construída em 2007 e pretende retratar as naus portuguesas do século XVI, que foram usadas nas viagens para a Índia. É possível visitar o interior desta réplica e ficar assim a perceber exatamente como eram construídas e como se vivia nestas embarcações.
Deste local, os visitantes podem depois seguir para a Igreja do Nosso Senhor dos Navegantes, erguida precisamente em honra ao Santo Padroeiro dos pescadores das Caxinas. Logo ao lado é possível também ver um monumento que foi erguido em honra aqueles que perderam a vida no mar. São várias cruzes de ferro, que formam um barco.
Não podemos, no entanto, deixar Vila do Conde sem conhecer o Museu de Rendas de Bilros. Existe uma exposição permanente, onde é possível apreciar várias peças desta técnica artesanal. As rendilheiras mostram também no local a sua perícia a dedilhar os bilros. Este espaço é, assim, mais uma prova de que Vila do Conde é uma cidade pintada de história com muitos locais ainda por descobrir.