Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
3

Correr trails requer equipamento e treinos especiais

Dificuldades extremas dos percursos cativam cada vez mais participantes.
Mário Figueiredo 6 de Junho de 2018 às 09:04
Trail
Trail
Trail
Trail
Trail
Trail
Trail
Trail
Trail
Os trails estão na moda. Provas de dificuldade extrema que estão a seduzir o movimento running. São eventos com caraterísticas diferentes das provas de atletismo. Também há um vencedor, mas o objetivo é a superação de cada um.

A participação nas provas de trail requer cuidados, equipamento e treinos especiais. No trail não ganha o atleta mais veloz. Ganha o que melhor se adapta a subidas e descidas extremas que obrigam a mudanças de ritmo constantes. Há partes do percurso que só podem ser feitas a caminhar. Contudo, os percursos são muito exigentes e propícios a quedas. É aqui que entra o equipamento.

O trail é caro. A começar pelas sapatilhas, que devem ser especiais e, acima de tudo, aderentes. Devem ser resistentes e confortáveis. Com uma elevada capacidade de absorção do impacto. As meias de compressão são facultativas, mas os cintos ou as mochilas para o transporte dos abastecimentos são fundamentais.

A inacessibilidade dos percursos reduz ou anula os abastecimentos, pelo que os participantes têm de carregar consigo os mantimentos. Estes variam consoante as distâncias. Os mais longos obrigam a mochilas, bastões, lanternas, apitos, GPS, telemóveis, sacos-cama... Para os curtos basta levar uma garrafa para a hidratação e uma bolsa para umas barritas energéticas. Mas o trail, pelo contacto que permite com a natureza e o acesso a zonas remotas obriga o runner a respeitar essa natureza.

Deitar lixo (garrafas ou papéis das barra energéticas) para o chão pode valer a desclassificação. Os regulamentos das provas são rigorosos neste aspeto, pois naquelas zonas não há ninguém para as limpar. O respeito é total. Mais, esse respeito é alargado aos adversários/companheiros de corrida. Ninguém nega apoio a ninguém, numa queda ou em qualquer outro problema.

O trail é difícil mas bonito, experimente. Bons treinos!

AGENDA DESPORTIVA
Aqui ficam algumas sugestões para colocar em prática os treinos:

Sesimbra
Trail ultra de Sesimbra Provas de 45,22 e 15 quilómetros com partida na Praça da Califórnia. Percursos pelas serras do concelho nesta VIII edição da prova.
Data: 3 de junho (09h00)
Preço desde: 15 euros
Site www.ultrasesimbra.com

Serra Estrela
8.º Oh Meu Deus -Ultra Trail Provas de 200 quilómetros (160+40), 100, 50 e 20 quilómetros com a subida à serra da Estrela.
Data: 8 de junho (09h00)
Preço desde: 40 euros (20 quilómetros)
Site www.ohmeudeus.com

Troia
Ultra Melides-Troia Prova de 43 quilómetros entre a praia de Melides e a de Troia, sempre pela areia. A distância mais curta (15 quilómetros) começa na praia da Comporta.
Data: 1 de julho (09h00)
Preço: 30 euros
Site www.ultramelidestroia.pt

Lisboa
Corrida do Sporting Prova de 10 quilómetros de homenagem a Mário Moniz Pereira e uma caminhada de 4.
Data: 1 de julho (20h00)
Preço desde: 8 euros
Site www.corridadosporting.com

Lisboa
Corrida de Santo António A correr, à noite, todos os santos ajudam. É este o lema da corrida de Santo António, que tem partida e chegada ao Rossio. Tem 10 quilómetros.
Data: 2 de junho (20h30)
Preço desde: 14 euros
Site www.corridadesantoantonio.com

Braga
Corrida S. João de Braga
Prova de 12 quilómetros e caminhada de 5 com partida e chegada à praça João Paulo II. 
Data: 24 de junho (10h00)
Preço desde: 8 euros
Site www.runporto.pt

Seixal
River Race
Travessia do rio Judeu ‘Prepara-te para ficares sujo’. É o lema da River Race na baía do Seixal. Tem 4400 metros e muito lodo.
Data: 23 de junho (18h30)
Preço desde: 5 euros (8 com camisola e 16 com camisola e meias run sox)
Site www.werun.pt

Porto
Porto a subir Corrida em contra-relógio da Ribeira até à Sé. São 206 degraus das Escadas do Codeçal e 290 degraus das Escadas dos Guindais.
Data: 1 de julho (10h00)
Preço: 5 euros
Site www.runporto.pt

Porto
Corrida do Parque à noite Organização promete a corrida mais divertida do ano. A prova tem 8 quilómetros e o tema é o wild west.
Data: 28 de julho (21h30)
Preço: 5 euros
Site www.runporto.pt
atletismo desporto GPS
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)