Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
4

Corrida Fim da Europa vai de Sintra ao cabo da Roca

Tem 17 quilómetros com um elevado grau de dificuldade, disputado num dos percursos mais bonitos do mundo.
Mário Figueiredo 25 de Janeiro de 2020 às 17:00
Corrida
Corrida FOTO: Direitos Reservados
A Corrida Fim da Europa, que se disputa no domingo, é uma das mais bonitas do panorama nacional. Mas tem tanto de bonita como de difícil. A começar pela distância de 17 km, que é bastante invulgar. Fica longe do standard de 10 km das provas de estrada e ainda longe dos 21,095 da meia-maratona. Além disso, basta passar pela serra de Sintra para se perceber que será necessário subir... subir muito.

A cumprir a 30.ª edição, a Corrida do Fim do Europa tem vindo a ganhar protagonismo e, acima de tudo, atletas fiéis. É uma prova limitada a três mil participantes. A partida é dada às 10h00 em Sintra - Volta do Duche junto à Fonte Mourisca e a meta é instalada 17 km depois, no cabo da Roca.

Para fazer face à vontade dos participantes, uns com objetivos competitivos e outros mais vocacionados para a participação, a organização propõe duas partidas. A principal às 10h00 e a outra 15 minutos depois. Haverá, no entanto, uma classificação que engloba todos os participantes, retirando a diferença entre as partidas.

O percurso é mesmo o principal atrativo. A serra de Sintra oferece uma beleza natural ao evento, que tem no cabo da Roca a cereja em cima do bolo. Mas esta prova é mais do que um evento desportivo, é também um acontecimento que visa a consciencialização para a defesa do ambiente.

Responsabilidade ecológica
O regulamento da prova obriga os participantes a respeitarem os locais por onde passa a prova, responsabilizando-os pelo lixo que podem deixar no local. Assim, a organização prevê a desclassificação imediata de quem atirar garrafas ou embalagens dos alimentos energéticos utilizados pelos atletas para o chão.

Os participantes devem levar consigo essas embalagens, que podem depositar nos recipientes para isso reservados junto à partida e à meta. Afinal, como a organização afirma, trata-se da "corrida mais bonita do Mundo".
Fim Europa Sintra Roca desporto atletismo ciclismo eventos desportivos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)