Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
8

Mantenha a boa condição física sem se deixar afetar pelo clima

Conselhos úteis para quem não tem medo de treinar com mau tempo.
Mário Figueiredo 1 de Novembro de 2017 às 19:10
Running
Running FOTO: Getty Images
Com o outono chega a chuva e o frio. No entanto, não há motivos para parar com a atividade física, dando continuidade aos treinos do verão. Pode-se mudar de modalidade (trocar o ar livre pelo ginásio), mas aqui ficam alguns conselhos para quem quiser andar à chuva.

VACINA/VITAMINAS. Uma boa forma de evitar as gripes e constipações é tomar a vacina. Pode também optar por um reforço de vitamina C.

EQUIPAMENTO. A utilização de licras (calças ou calções) e impermeável é fundamental. Deve usar cores vivas para ser visto à distância.

CALÇADO. Escolha ténis impermeáveis e com aderência. O piso escorregadio devido à chuva pode levar a quedas e a lesões graves.

LOCAL. Agora fica de noite mais cedo. O que pode obrigar a escolher outro local (mais iluminado) ou antecipar o treino. Evite treinar sozinho.

AQUECIMENTO. Está mais frio, o que obriga a um aquecimento maior para evitar lesões musculares. Pode usar várias camadas de roupa. À medida que for intensificando o treino pode retirá-la. Um corta-vento é uma boa opção.

TREINO. O treino é o treino. Não adianta fugir da chuva. Importante é ter uma muda de roupa seca. Assim que finalizar a sessão, é fundamental trocar a roupa. Tenha sempre uma camisola ou um casaco de fato de treino seco.

BANHO. É a melhor parte do treino. O banho deve ser tomado com água quente para repor a temperatura do corpo. Deve secar bem o cabelo antes de sair de novo para a rua. Ajuda a evitar as constipações e gripes.

HIDRATAÇÃO. Apesar de ter treinado à chuva, continua a ser fundamental a hidratação antes, durante e após o treino. Por vezes, os atletas descuram a hidratação por esta ser menos necessária, mas é um erro. Bons treinos!
running corrida condição física clima chuva treinos mau tempo
Ver comentários