Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida

Tudo sobre as corridas de São Silvestre

Provas noturnas de fim de ano ocupam calendário de dezembro.
Mário Figueiredo 20 de Dezembro de 2017 às 18:22
Corrida de São Silvestre
Corrida de São Silvestre FOTO: David Martins
As corridas de São Silvestre dominam o calendário atlético de dezembro. Há provas para todos os gostos, de norte a sul do país, com a particularidade de serem disputadas à noite. A única que mantém a tradição há 43 edições é a da Amadora.

As corridas de São Silvestre têm características próprias. Eram disputadas na noite do último dia do ano. Aliás, o santo do dia 31 de dezembro é precisamente São Silvestre. E quem foi S. Silvestre? Foi o 33.º Papa, com um pontificado de 21 anos (entre 31 de janeiro de 314 a 31 de dezembro de 335). Foi um dos primeiro santos canonizados sem ter sofrido o martírio.

As corridas de S. Silvestre foram ganhando adeptos por serem disputadas antes do Revéillon. E foi precisamente devido às celebrações do final de ano que começaram a surgir corridas alternativas, antecipadas para dia 30, e mesmo antes. Aliás, neste momento já há provas desde o início de dezembro e até uma em janeiro (S. Silvestre de Espinho, no dia 7). Assim, os atletas podem participar nas corridas nocturnas e os foliões festejam tranquilamente a passagem de ano.

A maior corrida de fim-de-ano decorre no Brasil. A S. Silvestre de São Paulo, disputada a 31 de dezembro, reúne mais de 30 mil participantes e vai cumprir uma histórica 93.ª edição.

Em Portugal, a S. Silvestre da Amadora mantém-se fiel à tradição. Já foi a corrida mais importante, com os principais atletas portugueses, mas a crise retirou esses craques. No entanto, continua a merecer a confiança dos atletas de pelotão.

Já a corrida de Lisboa, no dia 30 (é sempre disputada no último sábado do ano), já é maior do que a prova amadorense. Tem maior poder económico, mais participantes e um conjunto de atletas de elite superior.

Independentemente da corrida, aproveite e participe nestas festas das corridas nocturnas.

Bons treinos!
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)