Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
5

A vitela assada d' O Solar

Em Oliveira de Frades, um restaurante tipicamente familiar aprimorou-se a confecionar um prato típico de Lafões.
Luís Oliveira 15 de Fevereiro de 2017 às 00:02
A variedade das entradas é outro ponto forte deste restaurante de Lafões
A variedade das entradas é outro ponto forte deste restaurante de Lafões FOTO: Nuno André Ferreira
Numa rua de sentido único, o restaurante O Solar especializou-se a confecionar a vitela assada à Lafões e pode fazê-lo de duas formas: no forno a lenha ou nos elétricos. Se pretender no primeiro, tem de marcar e pedir por antecipação.

Instalado num edifício antigo construído à base de granito, este restaurante prima por um atendimento tipicamente familiar, em três salas aconchegantes onde não falta a lareira.

Imagine-se agora neste tempo, com um frio de rachar, sentado numa mesa junto à lareira e a ver chegar umas entradas onde está quase tudo, desde vários queijos, enchidos - destaque para a chouriça cozida em vinho tinto -, moelas estufadas e bolinhos de bacalhau, entre outras coisas.

Enquanto degusta as entradas, a vitela de Lafões entra no forno em louça de barro - talvez aqui esteja um dos segredos que fazem deste repasto um dos mais requisitados da região.Mas há mais. Além da batata, também o arroz que acompanha a carne é cozinhado no forno, numa púcara de barro.

Fica tostado e tenrinho como a carne de vitela, que quase não precisa de faca para ser desfiada e mastigada. A acompanhar, a sugestão é, naturalmente, vinho do Dão.

Oliveira de Frades Lafões o solar vitela restaurante
Ver comentários