Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
3

Espalha Brasas: um património de sabores no Alentejo genuíno

A 3.5 quilómetros de Borba fica um restaurante num monte alentejano, entre o montado e as vinhas.
Ana Botto 20 de Novembro de 2017 às 22:23
Restaurante Espalha Brasas
Restaurante Espalha Brasas FOTO: Nuno Veiga
Quem o visita está habituado a ver a casa cheia. Sem mordomias, o sorriso no rosto de quem ali trabalha e a prontidão no atendimento são a melhor receção. À mesa come-se o tradicional do Alentejo.

O coelho no barro é o prato-mor. A escaldar, as travessas saem do forno e vão diretamente para a mesa. O coelho chega tostado e envolto num molho único que compete com a carne. As batatas fritas às rodelas, crocantes, acompanham. Uma refeição que esquece a contagem de calorias.

Obrigatório, também, é provar a sopa de tomate, a galinha tostada, o cabrito assado e a posta de bacalhau assado no forno. Aqui há a promessa de pratos bem apurados, onde se usam os temperos regionais numa cozinha muito rica em sabor, cujo segredo é o dote da cozinheira.

Se tem uma queda para os doces, não pode deixar de experimentar a sericaia, o pudim de ovos e os doces conventuais. Já para os amantes de chocolate, a mousse pode ser uma excelente opção, com um sabor equilibrado e intenso.

Os apreciadores de vinho encontram uma carta variada, na qual não faltam as medalhadas garrafas da Adega de Borba. Deixo um conselho: antes de ir reserve mesa.
Espalha Brasas Alentejo património Borba restaurante gastronomia comida
Ver comentários