Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
5

O acolhedor e familiar Zacarias

Restaurante às portas de Viseu tem toque tradicional.
Tiago Virgílio Pereira 22 de Março de 2017 às 10:00
Zacarias, restaurante, gastronomia, comida, comer
Zacarias, restaurante, gastronomia, comida, comer FOTO: Nuno André Ferreira
Ao entrar em cavernães, às portas da cidade de Viseu, salta à vista uma casa em pedra que esconde alguns dos melhores pratos da comida tradicional portuguesa. A construção antiga, aliada a uma decoração rústica, faz lembrar uma qualquer casa familiar. E é este o mote para uma refeição de qualidade no restaurante O Zacarias.

A sala, que serve sobretudo almoços - jantares só se combinados -, dá para 26 pessoas. Mas vamos ao que interessa.

A especialidade é arroz de cogumelos silvestres servido com iscas de fígado de vitela grelhadas. Mas pode também ser acompanhado com entrecosto e barriga de leitão assada no forno. Foi com este arroz que O Zacarias chegou à fase final do concurso ‘Melhor Arroz de Portugal’. Outro dos pratos de eleição é o bacalhau com broa, que sai quase todas as sextas-feiras.

Zacarias Bernardo, de 58 anos, é o proprietário e não poupa elogios à mulher, Maria de Lurdes, "que nasceu com mãos de ouro para a cozinha, mesmo sem um curso de chef".

As sobremesas são da responsabilidade da filha, Karin. E é este trio que há 15 anos faz de O Zacarias uma das casas mais apetecíveis da região. O vinho da casa é do Douro, da zona de S. João da Pesqueira.
Zacarias restaurante gastronomia comida comer
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)