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Sabe bem, faz bem! #sabebemfazbem

Comece o ano mais saudável

Em tempo de festa não se olha a calorias, mas a fartura acumula para o ano novo. Deixe as tentações em 2018 e aproveite o início do ano para recuperar dos excessos e perder algum quilinho extra.
17 de Janeiro de 2019 às 11:11

No último mês a alimentação despistou-se a grande velocidade, o seu organismo ressente-se e a balança reclama? Está na altura de fazer um reset e começar 2019 com o pé direito. Se o objetivo é perder um ou outro quilo que veio com o bolo-rei e voltar a encontrar o equilíbrio alimentar, não é preciso fazer jejum ou beber sumos verdes! Basta adotar algumas mudanças alimentares para que se sinta mais leve, em forma e com energia. Sugestões e receitas deliciosamente saudáveis esperam por si!

Por onde começar?

Comece o dia com um copo de água com limão espremido, não se fique só pelas gotas. Apesar de não haver fórmulas milagrosas na saúde, pode dar uma ajuda (desde que se lembre de comer de forma saudável ao longo do dia). Depois da tempestade alimentar, vem a bonança do bem-estar!

Mais fruta e legumes

Agora que os excessos ficaram no passado, voltam a reinar os legumes e os frutos que, além de pouco calóricos, são muito ricos em vitaminas, minerais, fibra e água. Dê-lhes a primazia à mesa.

Há sumos naturalmente bons que dão um boost de energia logo pela manhã, como a salada verde em garrafa (não se deixe enganar pelo nome, porque esta salada bebe-se!). Se lhe juntar hidratos de carbono complexos, como o pão escuro ou a aveia, tem um pequeno-almoço completo e delicioso... com bom remédio!

Em tempo de frio, o reconfortante creme de abóbora e lentilhas vem mesmo a calhar. Mas o creme de curgete e couve-flor com agrião e conchinhas do mar também tem tudo o que precisa para enfrentar o inverno. E os miúdos vão adorar!

Para os vegetarianos e todos aqueles que adoram experimentar novos sabores, propomos as almôndegas de aveia no forno com spaghetti de cenoura. E a comida saudável nunca soube tão bem.

O que cortar ou incluir na alimentação: eis a questão!

Quanto mais natural, melhor. Diga adeus aos bolinhos, biscoitos e junk food, corte no sal, açúcar, gorduras, farinhas refinadas e abra as portas do frigorífico e da despensa às leguminosas e aos cereais integrais.

A salada de atum com grão e abacate é boa para saborear em qualquer ocasião, como entrada, petisco ou refeição ligeira. Surpreenda ao servir a salada na casca do abacate... sem "sair da casca" na dieta.

O cuscuz com legumes grelhados é saboroso, nutritivo e económico. Um prato simples, mas repleto de cores e sabores. É servido?

Temperados com sabores do Oriente, chegam os deliciosos noodles com bimis, cogumelos e feijão-mungo, para comer numa taça, com ou sem "pauzinhos". Vai ficar de olhos em bico!

Carnes magras e peixe

As carnes magras e os peixes (mesmo os chamados "gordos") são fontes de proteína e "boa gordura", essenciais para o bom funcionamento do organismo. Tente reduzir a ingestão de carnes vermelhas, optando pelas brancas, e evite usar demasiada gordura quando cozinhar os alimentos.

A saber a mar, o peixe-espada com toque exótico e o salmão com legumes coloridos são duas receitas leves, saudáveis e fáceis de preparar.

E não podia faltar o peito de frango grelhado acompanhado com cuscuz de cogumelos. Prove as receitas que lhe propomos e confirme que o que faz bem sabe ainda melhor!

Hidratação a mil

Esqueça os refrigerantes e as bebidas alcoólicas e beba muita água, simples ou aromatizada com limão, menta, gengibre ou pepino. Não se esqueça dos chás ou tisanas, sempre sem açúcar.

Mexa-se, pela sua saúde

Não precisa de correr a maratona! Boas caminhadas já fazem milagres ao corpo e à mente.

Sentir-se leve, com energia e em forma Sabe Bem.

Feliz 2019!

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