Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
2

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo Cofina. É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Sabe bem, faz bem! #sabebemfazbem

Jantar de natal entre amigos

Juntar amigos à volta da mesa é um dos momentos altos das celebrações natalícias. Este ano receba-os em casa e surpreenda com uma ementa memorável, da entrada à sobremesa
18 de Dezembro de 2019 às 09:53

Em dezembro, a agenda é invadida pelos habituais jantares em catadupa, o WhatsApp não tem descanso e os grupos de amigos, colegas de trabalho ou antigos companheiros de escola estão ao rubro. Se é a favor de saborear o momento longe da confusão, nada melhor do que "jantar fora em casa". Deixamos-lhe algumas ideias para criar um serão animado e uma mão-cheia de receitas que o vão transformar no anfitrião do ano.


 
A arte de receber amigos em casa

O segredo está quase sempre nos detalhes, e o que vai servir é só uma parte da festa (muito importante, claro está!). A pensar nisso, reunimos algumas ideias simples e criativas para que se sinta em casa na arte de bem receber.

# Boas-vindas originais. Receba cada convidado com um saquinho de bolachas de aveia e gengibre feitas por si. Junte-lhes uma mensagem divertida e está feito o convite para a boa-disposição que se segue.

# Ilumine o ambiente. Velas ou lanternas decorativas criam ambientes acolhedores e requintados. Se quiser perfumar o ambiente, opte por velas com fragrâncias pouco fortes.

# Dê-lhes música! Prepare uma playlist pensada para a ocasião. E voilà, horas de música seguidas sem se preocupar.

# A decoração fala por si. Além dos pratos, copos, toalha e guardanapos, o seu gosto vê-se nos detalhes. Plantas e flores frescas espalhadas pela casa e um centro de mesa original são um bom cartão de visita.

# Mime os convidados. Sirva o café com fudge com caramelo salgado e brigadeiros de amendoim. No final do jantar, pode abrir a pista de dança, propor um karaoke ou uma sessão de fotografias divertidas que ficam para a posteridade.

O protagonismo dos pratos

Agora que tem a barriga cheia de ideias e inspiração, vamos falar de barriga cheia – propriamente dita. Que a tradição se cumpra repleta de sabor!



Entradas


Receba os convidados com uma ou mais entradas que primam pela apresentação e combinação de sabores, como o irresistível requeijão no forno com frutos vermelhos, a original coroa de tomate alongado e minimozzarellas ou a natalícia árvore folhada com pesto.



Prato principal

Logo a seguir as atenções viram-se para a mesa de jantar e a curiosidade abre o apetite para o prato principal.









Apostar numa receita "de um tacho só", como o  gratinado de bacalhau com farinheira e grelos, é meio caminho andado para não abdicar do convívio e passar horas na cozinha. Fácil de agradar, pode ser preparado com antecedência e ultimado no forno após a chegada dos convidados.

No reino da boa carne, o cabrito no forno com figos secos ou a alcatra com cogumelos e vinho tinto, macios e suculentos, são sabores de festa pelos quais vale a pena esperar. Sirva com salada e arroz de açafrão.

Pratos especiais pedem vinhos à altura da celebração. Saiba como escolher o vinho certo para cada receita e faça o pairing perfeito.



Sobremesa

Se gosta de impressionar, não se vai arrepender se optar por um doce menos tradicional – mas não menos delicioso. A tarte de chocolate com frutos vermelhos sem leite nem glúten é irresistível com todo o sabor a que tem direito. Uma bola de gelado a acompanhar vem mesmo a calhar.



Simplifique-se!

Em função do número de convidados, elabore um menu e a respetiva lista de compras. Organize tudo o que puder de véspera para que, no dia, só precise de pôr a mesa e ultimar as coisas na cozinha.

Se lhe falta tempo, dotes culinários ou prefere saborear a companhia dos amigos sem qualquer preocupação, o Take Away do Pingo Doce tem muito que se lhe diga – e ainda mais que se coma.

À distância de uma encomenda, tem à disposição menus completos com as receitas típicas da quadra natalícia. A bitola do que aqui é feito é elevada. Da entrada à sobremesa, os pratos são preparados com ingredientes frescos, sem corantes nem conservantes, e estão prontos a brilhar num jantar entre amigos ou em família, na consoada ou no Ano Novo.

Delicie-se com o melhor que temos para oferecer. E companhia.

estilo de vida e lazer gastronomia Pingo Doce Natal

Mais Noticias de Sabe Bem

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)