Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
5

Amor é Cego: um azeite obtido a partir de oliveiras velhas

Responsável registou uma quebra considerável na produção, mas o azeite tem umas notas aromáticas mais frescas.
Edgardo Pacheco 9 de Maio de 2017 às 10:00
Amor é Cego, azeite, oliveiras velhas, produção, notas, frescas, aromáticas, azeitonas
Amor é Cego, azeite, oliveiras velhas, produção, notas, frescas, aromáticas, azeitonas FOTO: Bruno Colaço
Enquanto não chegam às prateleiras e em força os azeites portugueses premiados por este Mundo fora, salientemos este, que resulta de uma paixão exacerbada por oliveiras bem velhas da variedade Galega, que só não foram arrancadas e substituídas por outras mais modernas e possivelmente espanholas porque João Rosado - criador do Amor é Cego - achou que seria falta de respeito destruir um olival plantado em Évora pelo seu avô.

Só a história em si já seria razão suficiente para se falar da marca, mas outras circunstâncias puxam-nos para aí.

Em primeiro lugar, os aromas de maçã verde típicos da variedade estão mais salientes nesta colheita (isso e um caráter mais fresco na boca) e, em segundo, a produção baixa da última campanha, que deixou o olivicultor a fazer contas à vida. Não porque João Rosado tenha dificuldades em vender o seu azeite (bem pelo contrário), mas porque o mercado não permite ajustamentos de preços corretos em função das oscilações de produção.
Na colheita passada, e por razões variadas, a natureza fez baixar a sua produção para cerca de 500 litros de azeite. Uma quebra considerável face à safra anterior.

Ora, com tal quantidade de azeite, o produtor não pode, por exemplo, concorrer a alguns dos mais importantes concursos mundiais (os mínimos podem começar nos mil litros), pelo que não consegue rentabilizar a notoriedade merecida na categoria dos azeites maduros. Seja como for, estamos perante um azeite que realça as notas de maçã verde, com a boca a destacar suavidade e doçura e a indicar os frutos secos da variedade.

Ah, já agora, o rótulo do azeite, criado por Rita Rivoti, acaba de ganhar uma medalha de platina num concurso de design em Nova Iorque.
Amor é Cego azeite oliveiras velhas produção notas frescas aromáticas azeitonas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)