Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
1

Moscatel de Setúbal dá a volta ao Mundo

1600 litros de ‘Torna Viagem’ seguem a bordo do navio-escola ‘Sagres’. Regresso está previsto para 10 de janeiro de 2021.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 21 de Janeiro de 2020 às 18:00
Moscatel de Setúbal
Navio-escola ‘Sagres'
Moscatel de Setúbal
Navio-escola ‘Sagres'
Moscatel de Setúbal
Navio-escola ‘Sagres'
Dois cascos de 600 litros e um outro de 400 de Moscatel de Setúbal José Maria da Fonseca seguem viagem a bordo do Navio-Escola ‘Sagres’ numa viagem à volta do Mundo. Incluída no Programa de Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação Fernão de Magalhães/Elcano, tem a duração de 371 dias e percorre 20 países em cinco continentes.

A viagem, com regresso a Lisboa previsto para 10 de janeiro de 2021, pretende avaliar a influência da viagem no Moscatel de Setúbal. Com esse objetivo, a José Maria da Fonseca compara as ‘testemunhas’, cascos de Moscatel de Setúbal das mesmas colheitas que permaneceram na adega, com os moscatéis que viajaram.

Domingos Soares Franco, vice-presidente e enólogo da JMF, explica que "cada viagem é única e irrepetível, as alterações bruscas de temperatura, o balanço do mar e a salinidade atribuem características ímpares ao vinho, mas invariavelmente ele regressa mais complexo, redondo e aveludado, acentuando o caráter único do nosso Moscatel de Setúbal ‘Torna Viagem’".

História remonta ao séc. XIX
As experiências ‘Torna Viagem’ permanecem depois, por longos anos, nas caves da José Maria da Fonseca até chegarem ao mercado. A sua história remonta ao século XIX e é património histórico da empresa. Na época em que navios cruzavam os mares fazendo todo o tipo de comércio, era comum levarem à consignação cascos de Moscatel de Setúbal.

Os comandantes, que recebiam uma comissão pelo que vendiam, nem sempre os conseguiam comercializar na totalidade. Na volta a Portugal, depois do périplo, em que se submetiam a diversos climas e significativas variações de temperatura, os cascos eram devolvidos à Casa Mãe.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)