Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
4

'1917': Um épico de guerra à prova de nervos

Nomeado para dez Óscares, incluindo melhor filme e realizador, é uma luta pela sobrevivência que simula ação em tempo real.
Rui Pedro Vieira 25 de Janeiro de 2020 às 16:00
'1917'
'1917'
'1917'
'1917'
'1917'
'1917'
O cinema de guerra é um género nobre que permite articular drama humano com sequências de ação espetaculares.

Os requisitos voltam a verificar-se em ‘1917’, já em exibição, mas com uma assombrosa particularidade: o realizador Sam Mendes decidiu criar uma ação em tempo real, simulando, através de vários artifícios narrativos e técnicos, um único plano-sequência.

Algo que confere vivacidade ao resultado final e obrigou a ensaios exaustivos para que tudo ficasse no sítio certo, no momento certo. Um verdadeiro trabalho de artesão e de engenheiro de emoções, que vale todos os elogios e torna o filme numa proposta única.

Dois jovens soldados britânicos são requisitados para, em plena I Guerra Mundial, cruzarem território inimigo e levarem uma mensagem urgente, que pretende travar um ataque e evitar muitas baixas.

A partir das memórias verídicas do avô, Sam Mendes constrói uma admirável luta pela sobrevivência, que está nomeada para dez Óscares (incluindo melhor filme, realizador e argumento original).

OUTRAS ESTREIAS
‘Cidade sob ameaça’
Um antigo xerife do Texas, que jurou nunca mais pegar numa arma, é forçado a voltar ao ativo, quando um grupo de motards lidera um assalto violento e invade a sua cidade. A vontade de fazer justiça torna-se um imperativo, neste filme de ação, de baixo orçamento, em que Guy Pearce (ator de ‘Memento’ e ‘L.A. Confidencial’) protagoniza.

‘Filme do Bruno Aleixo’
Aquilo que começou por ser uma série cómica de autor, na SIC Radical, tem agora direito a longa-metragem. O protagonista, Bruno Aleixo, é convidado para escrever uma biografia e, a enfrentar um bloqueio criativo, recorre a vários amigos para lhe darem ideias. É o pretexto para um desfile de convidados de luxo, aqui em registo sarcástico, num café.
Sam Mendes Bruno Aleixo artes cultura e entretenimento cinema
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)