Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
1

Gerês Extreme Marathon é uma corrida para duros

São esperados 1300 participantes. A prova decorre este fim de semana no cenário deslumbrante do Alto Minho.
Paulo Fonte(paulofonte@cmjornal.pt) 29 de Novembro de 2019 às 18:00
Gerês Extreme Marathon
Gerês Extreme Marathon FOTO: Thiago Lemos
Tem como ‘pista’ as estradas de montanha do único Parque Nacional de Portugal – o da Peneda-Gerês – e os participantes usufruem de um cenário deslumbrante. A Gerês Extreme Marathon, conhecida como a maratona mais bela e dura do Mundo, está de regresso, agora na sexta edição. É disputada amanhã e domingo por cerca de 1300 participantes, de várias nacionalidades.

Provas variadas
Sábado, pelas 15h30, decorre a terceira edição da Extreme Mile, com uma inclinação média de 35%. Esta é uma prova onde não falta a dureza e o desnível comuns às iniciativas organizadas pelo ultramaratonista Carlos Sá, que com o apoio da Câmara Municipal de Terras do Bouro põe a prova de pé.

Domingo acontecem diversas provas com distâncias de 42, 32, 21 e 13 km, todas com partida e chegada no centro da vila do Gerês. Os recordes da maratona estão atribuídos, no setor masculino, ao búlgaro Mihail Lalev com a marca de 02:48.13, e, no setor feminino, a Fátima Melo, com 03:20.44.

Plantação de árvores em prol da comunidade
Neste sábado, os participantes podem também participar na plantação de árvores nas aldeias da região. Pelas 10h30 tem início um programa de plantação no centro da aldeia comunitária da Ermida. No final da iniciativa será oferecida a já habitual ‘sopa do pote’, uma quente iguaria para reforçar os estômagos.
Gerês Extreme Marathon Parque Nacional Portugal Peneda-Gerês Mundo questões sociais desporto atletismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)