Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida
9

Novo álbum de Filipe Sambado é edificado entre o tradicional e o moderno

‘Revezo’ é um trabalho de desconstrução e edificação pop à moda antiga.
Miguel Azevedo 3 de Fevereiro de 2020 às 15:00
Filipe Sambado lança novo álbum 'Revezo'
Filipe Sambado lança novo álbum 'Revezo'
Filipe Sambado lança novo álbum 'Revezo'
Filipe Sambado lança novo álbum 'Revezo'
Filipe Sambado lança novo álbum 'Revezo'
Filipe Sambado lança novo álbum 'Revezo'
Não é alternativo nem substituto. É efetivo e verdadeiro. Não veio para render nada, veio para ficar, por si só. O novo disco de Filipe Sambado, ‘Revezo’, é um trabalho de desconstrução e edificação pop à moda antiga, recheado de canções abastadas e opulentas, ricas e suculentas.

‘Revezo’ é tão bom que pode chegar a ser um fardo para quem não gosta deste lado mais exuberante (por vezes quase excêntrico) da pop. A rotina pode ser uma joia e Filipe Sambado faz da música e da escrita de canções a pedra de toque do seu quotidiano.

Depois da estreia discográfica com ‘Vida Salgada’ (2016) e do álbum ‘Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo’ (2018), o músico regressa ao seu maravilhoso mundo da quieta inquietação e da agitada preguiça, desta vez ainda mais desassossegado. Fazer canções que possam funcionar como objetos artísticos de contemplação não é algo que esteja ao alcance de todos, mas Filipe fá-lo, ainda por cima criando uma série de pontos de fuga nos horizontes que vai idealizando. Ele semeia, nós colhemos.

‘Revezo’ traz novas agitações que se traduzem numa maior portugalidade. Entre a pop moderna e as batidas contemporâneas escutam-se sonoridades tradicionais e identificam-se raízes, sem que nada pareça estranho. O tema de abertura, ‘Tusa Mole’, carrega consigo o que poderia muito bem ser um novo cante alentejano, ‘É Tão Bom’ faz soar flautas bucólicas, ‘Paçoquinha para Novela’ soa a cancioneiro popular e ‘Mais Uma’, ‘Bitola’ ou ‘Gerbera Amarela do Sul’ são edificadas em texturas folclóricas. Esta última é mesmo a canção que o músico irá levar ao Festival da Canção deste ano.

Composto por dez temas, ‘Revezo’ é um trabalho de reinvenção, de recriação, feito por quem procura sem querer achar, feito por quem encontra consolo sem se querer acomodar. Diz ele que tem "amor para dividir". A nós resta-nos estarmos disponíveis para o receber. Ele faz o resto.

‘Revezo’ foi apresentado na passada sexta-feira no Texas Bar, em Leiria. Sábado passou pelo Centro de Artes de Águeda e dia 14 no Hard Club, no Porto.

IMPERDÍVEIS
Halsey - ‘Manic’
Terceiro álbum de Halsey, ‘Manic’ é um disco mais pessoal da cantora norte-americana de nome verdadeiro Ashley Nicolette Frangipane, ou não versasse ele sobre as suas relações.
Formatos: Download digital; Streaming; CD; LP (vinil)

Inês Duarte - ‘Ser’
Com influências de jazz e tango argentino, a fadista volta aos discos num álbum com letra e músicas originais de Tiago Torres da Silva, Paulo Ribeiro, Valter Rolo e um poema de Alexandre O’Neil. À venda dia 7.
Formatos: Download digital; CD

Pet Shop Boys - ‘Hotspot’
Este é o 14.º álbum de estúdio daqueles que são considerados os magos da pop britânica. ‘Hotspot’ é, em concreto, o capítulo final da trilogia iniciada com ‘Electric’, em 2013, e ‘Super’ em 2016.
Formatos: Download digital; CD
Filipe Sambado Revezo Pet Shop Boys - ‘Hotspot Halsey Manic artes cultura e entretenimento música
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)