Barra Cofina

Correio da Manhã

Boa Vida

Reabertura faseada dos museus garante segurança aos visitantes

Aos poucos por todo o País museus, monumentos e galerias de arte continuam a abrir as suas portas.
Sónia Dias 23 de Maio de 2020 às 16:00
Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa
Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa FOTO: Direitos Reservados
A maioria dos museus reabriu as suas portas no passado dia 18 - Dia internacional dos Museus - mas ainda existem muitos espaços que continuam encerrados e deverão começar a receber os seus primeiros visitantes apenas na próxima semana ou só em junho.

São os casos da Casa da Escrita e da Casa-Museu Miguel Torga, em Coimbra, cuja abertura está agendada para o primeiro dia do próximo mês. O mesmo acontece com o Convento São Francisco, no mesmo distrito, que ficará apenas disponível para eventos relacionados com encontros ou conferências, enquanto a sua reabertura no que toca à programação cultural só deverá acontecer a 4 de julho.

Normalidade a norte
Também para 1 de junho está programado o desconfinamento de bibliotecas, museus, arquivos históricos e outros equipamentos culturais e patrimoniais tutelados pela Câmara do Porto, entre os quais o Museu da Cidade, a Casa do Infante, a Casa Marta Ortigão Sampaio e a Casa Guerra Junqueiro.

Na Biblioteca Pública do Porto e na Biblioteca Almeida Garret o acesso será gradual, inicialmente apenas feito apenas por marcação prévia. Já a Galeria Municipal do Porto abre as suas portas, a partir de 2 de junho, a um número limitado de 20 pessoas, no piso zero, e a dez, na mezzanine, de cada vez. A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, deverá reabrir só dia 9.

O Centro Internacional de Artes José de Guimarães (CIAJG), na cidade berço, planeia começar a receber os primeiros visitantes a partir de terça-feira (dia 26).

Pandemia dita novas regras
Pagamento com cartão, uso obrigatório de máscara, lotação máxima de cinco pessoas por cada 100 metros quadrados, distanciamento de dois metros entre visitantes, limitações no recurso a audioguias e folhetos de uso indiferenciado, e limitação de equipamentos que convidem à interação são algumas das regras a seguir nos museus nacionais e internacionais.
Museus artes cultura e entretenimento bibliotecas e museus política autoridades locais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)