Barra Cofina

Correio da Manhã

C Studio
4
C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Desperdício alimentar: pequenos gestos, grandes mudanças

O combate ao desperdício alimentar deve ser uma missão de todos, desde o produtor, ao fabricante, lojas e consumidores. O ciclo termina na casa de cada um de nós, e cada gesto conta.
29 de Setembro de 2020 às 09:56

Sabia que a 29 de Setembro se celebra o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar? Esta deve ser uma missão de todos e de todos os dias. Em casa, cada gesto conta, e as compras têm um papel preponderante. A rotina de ir às compras varia de família para família, consoante as necessidades de cada agregado. Há quem prefira ir todos os dias, quem agende um dia por semana e quem concentre a lista "do mês". Independentemente da escolha de cada um, é importante planear as idas ao supermercado. Este planeamento permite-lhe fazer compras mais racionais, trazendo aquilo que verdadeiramente necessita e, claro, pode ajudar a que poupe algum dinheiro. Fique a conhecer algumas dicas para planear as suas compras, maximizar os alimentos e o seu orçamento:


Em casa

O planeamento é importante para que não haja desperdício – nem alimentar, nem de dinheiro. Fazer uma lista de compras ajuda a que nada falhe, mas também a que nada sobre e que não faça compras desnecessárias. Esta lista deve ser feita de forma faseada: ao longo da semana, a família vai apontando o que falta em casa (até porque há coisas que duram tanto tempo, como o sal, que ficam esquecidas quando acabam).


No dia em que são feitas as compras, faz-se uma revisão de todos os armários para confirmar que não se esqueceu de nada. Outra maneira de fazer as compras de forma mais ponderada é criar uma ementa semanal, com as principais refeições, e perceber que ingredientes farão falta para cozinhar. Tenha em conta as quantidades, para não desperdiçar no pós-compras, e não se esqueça de contar também com as marmitas.

Ainda antes de sair para o supermercado, deve consultar os folhetos promocionais, confirmar quais os produtos que necessita que estão em promoção e apontar a marca e o desconto à frente do produto. Os folhetos promocionais do Pingo Doce trazem novas oportunidades de poupança todas as semanas nos vários sectores – dos frescos aos congelados, dos produtos para a casa até à secção para animais de estimação, podendo consultá-los em pingodoce.pt.



Ponderação e comparação na hora de comprar


Já nas lojas, o melhor é estar atento aos descontos usuais, mas também pode e deve investir em produtos de venda com desconto, por estarem próximos do prazo de validade. O truque é estar atento às etiquetas laranja, que pode encontrar no seu supermercado Pingo Doce. Estes produtos estão em promoção por aproximação da data de validade, o que significa que estão em perfeitas condições para serem consumidos, mas que é preciso fazê-lo num mais curto espaço de tempo. Uma excelente oportunidade para poupar no seu orçamento, e fazer aquela receita saborosa para o almoço ou jantar.

 Se na sua lista constarem frescos, como frutos ou legumes, a escolha deve ser, preferencialmente por produtos de origem local e sazonal. Ao escolher produtos nacionais e da época está a apoiar a economia nacional, mas também a apostar em produtos que passam por menos processos de conservação e menores ciclos de transporte.



Depois do consumo dos produtos…

A cadeia de valor de um produto vai desde o momento da sua produção até depois do consumo. Isto significa que, mesmo depois de utilizar os produtos, há ainda formas de fazer a diferença no combate ao desperdício alimentar e no impacto ambiental.

Uma gestão responsável de resíduos implica repensar o simples gesto de deitar para o lixo o que sobra depois de cozinhar, quer sejam as cascas, os óleos utilizados ou as embalagens dos alimentos.

Em casa, a separação do lixo é uma ajuda substancial na diminuição do desperdício de água, energia e na contaminação dos solos, reduzindo a pegada ambiental e poupando recursos que são essenciais para a sustentabilidade do planeta. Esta deve ser uma ação pensada. Antes de deitar alguma embalagem para o lixo, perceba se poderá dar-lhe uma nova vida, utilizando como armazenamento na cozinha ou mesmo noutra divisão da casa. Se não for utilizável, verifique qual o ecoponto a que corresponde e deposite-a lá.







Ainda no processo de deposição de resíduos, é importante olhar para produtos específicos que podem ser mais prejudiciais e que podem, se bem encaminhados, fazer a diferença a nível ambiental. É o caso dos óleos alimentares, que são muitas vezes erradamente depositados nos esgotos municipais e que acabam no mar, prejudicando todo o ecossistema. Há, em várias lojas Pingo Doce, Oleões para recolha destes resíduos, para dar resposta à preocupação de onde os depositar. Estes são depois encaminhados para valorização, servindo maioritariamente para produção de biocombustível. Pode também encontrar no Pingo Doce o Capsulão, onde as cápsulas de café usadas se tornam valiosas: as borras são retiradas e encaminhadas para compostagem; o plástico e o alumínio encaminhados para reciclagem ou outras formas de valorização. No fim, toda a receita é doada a instituições de solidariedade social.




Sabia que o Pingo Doce tem mais de 1500 pontos de recolha de resíduos nas suas lojas ? Fique a saber onde pode ser  depositadas pilhas, óleos alimentares usados, cápsulas de café, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e lâmpadas em https://www.pingodoce.pt/lojas


No caso do lixo orgânico, como as sobras ou as cascas que não consegue reaproveitar, a compostagem é a forma menos prejudicial de se livrar dele. Mas antes de o fazer, o melhor é perceber se estará a desperdiçar partes de alimentos que podem ser reaproveitados para outras receitas. O livro "Desperdício zero à mesa com o Pingo Doce" dá-lhe 180 diferentes formas de cozinhar com as mais variadas sobras, de A a Z. Saiba mais em https://www.pingodoce.pt/campanhas/livro-de-receitas-desperdicio-zero/