Barra Cofina

Correio da Manhã

C Studio
3
C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Enjoo nas viagens? Saiba qual a solução certa para prevenir e aliviar

Enjoa a viajar de barco, avião, comboio ou carro? Saiba porque é que acontece e o que pode fazer para reduzir os vómitos, as náuseas e o enjoo provocado pelo movimento que parecem não ter fim.
19 de Agosto de 2022 às 12:03

Com a chegada do verão regressam em grande os passeios de barco, os voos de avião, as viagens de comboio e as boleias de carro, mas também as náuseas e os vómitos tão frequentes nos principais meios de transporte marítimos, aéreos ou terrestres. Se sentir o movimento vertical de um navio é o suficiente para lhe causar má-disposição enquanto observa as ondas do oceano, pode sofrer de enjoo do movimento. Os sintomas podem começar de forma repentina e ainda incluir palidez, suores frios, tonturas e uma leve sensação de desconforto abdominal1 que parece não ter fim.

Este enjoo provocado pelo movimento, conhecido como cinetose, ocorre quando as partes do ouvido interno (que ajudam a controlar o equilíbrio) são demasiado estimuladas, o que pode acontecer quando o movimento é excessivo, mas também pode acontecer quando o cérebro recebe informações contraditórias dos sensores de movimento1. Por exemplo, quando olha para a parede imóvel da cabine de um barco enquanto se sente a balançar ou quando participa num jogo de realidade virtual enquanto está sentado sem se mexer1.



A solução para prevenir e aliviar náuseas e vómitos


Normalmente, os sintomas tendem a diminuir gradualmente quando o movimento para1, mas existem outras soluções para prevenir o enjoo sem arruinar os planos de verão. O melhor companheiro para levar na mala de viagem é Vomidrine, indicado na prevenção e alívio de náuseas, vómitos e enjoo provocado pelo movimento em adultos e crianças a partir dos 2 anos.


Vomidrine, em comprimidos, pode ser tomado com um pouco de água, engolindo sem mastigar. Como prevenção, a primeira dose deve ser tomada 30 minutos antes da viagem. Após o início dos sintomas, os medicamentos tendem a ser menos eficazes1.



Nos adultos, a dose usual de Vomidrine comprimidos é de 50-100 mg, durante 3 a 4 vezes ao dia. Nas crianças, a partir dos 2 anos, a dose varia consoante a idade. Vomidrine é um medicamento não sujeito a receita médica, disponível em embalagens de 10 e de 20 comprimidos, à venda em farmácias e parafarmácias. Faça as malas e aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Vomidrine, o seu companheiro de viagem contra o enjoo!




Carro, avião e barco: os conselhos para evitar o enjoo do movimento


Sabia que algumas pessoas são mais suscetíveis ao enjoo do movimento do que outras? Estima-se que a cinetose seja mais comum nas mulheres e nas crianças entre os 2 e os 12 anos de idade1. O medo, a ansiedade e a má ventilação aumentam igualmente a probabilidade de sofrer de enjoo do movimento. Experimente manter as janelas abertas para respirar ar fresco e evite fumar1. Antes de viajar, não beba bebidas alcoólicas (porque podem agravar as náuseas) e coma pequenas quantidades de alimentos1,2,3 com baixo teor de gordura e sem odores ou sabores fortes1.

Num carro em andamento, por exemplo, dormir ou fechar os olhos pode ajudar a diminuir a perceção de movimento2. Relaxe e respire profundamente3. Escolha o lugar à frente onde se sente menos o movimento e mantenha a posição inclinada dorsal. A cabeça e o corpo devem ficar tão quietos quanto possível e o olhar sempre em frente para o horizonte. Durante a viagem, foque o campo visual em locais distantes e evite olhar para os lados, ler ou jogar videojogos1.

No caso dos aviões, escolha um lugar à altura das asas e, se for de barco, opte por um assento na cabine central do navio para evitar náuseas e tonturas ao diminuir a discrepância entre os estímulos visual e vestibular1,3.




Vomidrine 50 mg comprimido: 50 mg dimenidrinato. Indicações terapêuticas: prevenção e alívio de náuseas, vómitos e enjoo provocado pelo movimento – tão frequentes nas viagens por via marítima, aérea ou terrestre. Posologia: Prevenção: a primeira dose deve ser administrada cerca de 30 minutos antes da viagem. Adultos: a dose usual é de 50-100mg, 3 a 4 vezes ao dia. Crianças: 2 a 6 anos – ¼ a ½ comprimido, 7 a 12 anos – ½ a 1 comprimido, 13 anos ou mais – 1 a 2 comprimidos, administrados 2 a 3 vezes por dia. Contraindicações: alergia ao dimenidrinato ou a qualquer outro componente de Vomidrine, glaucoma, hipertrofia prostática, recém-nascidos. Precauções especiais: asma brônquica, enfisema pulmonar e arritmias cardíacas, toma de alguns antibióticos (como os aminoglicosídeos), epilepsia ou antecedentes de crises convulsivas. Medicamento Não Sujeito a Receita Médica. Leia cuidadosamente as informações constantes do folheto informativo e em caso de dúvida ou persistência dos sintomas, deve consultar o médico ou farmacêutico. 2206PDVOM017.

Laboratórios Azevedos – Indústria Farmacêutica, S.A. Estrada da Quinta, 148, Manique de Baixo, 2645-436 Alcabideche NIF: 507474287 www.grupoazevedos.com.



Referências bibliográficas:
1MSD Manual Consumer Version. Motion Sickness. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/home/injuries-and-poisoning/motion-sickness/motion-sickness. Acedido a 30 de maio de 2022.
2Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Motion Sickness. Disponível em: https://wwwnc.cdc.gov/travel/page/motion-sickness. Acedido a 7 de junho de 2022.
3WebMD. Why Do I Get Motion Sickness?. Disponível em: https://www.webmd.com/cold-and-flu/ear-infection/motion-sickness. Acedido a 30 de maio de 2022.