Barra Cofina

Correio da Manhã

C Studio
1
C-Studio
i
C- Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do Universo
É o local onde as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

O que fazer para ter uma boa noite de sono

Grande parte das pessoas não dorme o suficiente ou com a qualidade necessária. O impacto na saúde pode ser devastador. A resposta pode estar no sistema de descanso certo e adequado ao padrão de dormir
25 de Novembro de 2020 às 08:11

Dormir é um dos três pilares da saúde e uma das necessidades humanas mais básicas. A par dos bons hábitos alimentares e do exercício, o sono é crucial para o bom funcionamento do corpo humano. Ultimamente, a incerteza e a consequente ansiedade podem comprometer este tempo precioso de descanso. Além disso, diariamente recebemos estímulos e distrações que nos impedem de obter um sono saudável.



Só mais um episódio, um scroll rápido pelas redes sociais, um check às notificações e, já agora, porque não uma visita ao email antes de dormir?

São ações que não ajudam tanto na hora de dormir nem de acordar. A juntar às doses de cafeína que possivelmente tomamos ao longo do dia e ao stress contínuo a que estamos expostos, temos o cocktail perfeito para um sono desregulado e pouco saudável.

Mas uma boa noite de sono pode fazer maravilhas. Desconectar de um dia intenso e recarregar baterias para o dia seguinte é essencial. Para os que já tentaram de tudo, desde os suplementos aos chás, a resposta pode estar simplesmente no sistema de descanso certo.


Um oásis de calma


O conforto desempenha um papel fundamental para uma boa noite de sono. A cama não deve ser símbolo de horas em desespero para adormecer, mas sim um oásis de calma. No seu conjunto, desde o colchão à almofada, a cama deve ser adaptada ao padrão de dormir para que acorde verdadeiramente revigorado.




Especialista em produtos de descanso há mais de 15 anos, a Maxcolchon está continuamente a inovar e a incorporar as últimas novidades tecnológicas no setor do descanso. Tendo em conta as necessidades de cada cliente, há lugar para o aconselhamento de forma a obter o descanso que necessitam.



Na Maxcolchon não há stock na fábrica. Todas as encomendas são criadas especificamente para cada cliente. A gama disponível é vasta e cada colchão pode ser adaptado em largura, comprimento e espessura. Uma das mais recentes novidades é o colchão One, um colchão familiar que se adapta tanto para os mais pequenos como para as idades mais avançadas.

Com capas superiores de Airmax e viscoelástica, o colchão One oferece o descanso perfeito para toda a família.


O colchão One foi desenhado para acompanhar o crescimento de cada dormente em cada etapa da vida. O núcleo de Oxicel proporciona estabilidade e transpirabilidade, o que permite um descanso com prazer e continuado, sem interrupções. É esta composição que proporciona o equilíbrio perfeito para o descanso, ajudando também ao relaxamento da musculatura.



Com um alto nível de adaptabilidade, o colchão One oferece uma sensação de acolhimento e conforto máximo. Ao ter um nível de firmeza intermediário, garante o alinhamento correto da coluna.


A comodidade, a estética e a qualidade são os pilares fundamentais da Maxcolchon, juntamente com a personalização, para que a excelência do descanso possa ser a prioridade de todos na hora de dormir.

Em combinação com a grande variedade de almofadas Mlily, os colchões da Maxcolchon oferecem a possibilidade de desfrutar exclusivamente de uma adaptação direta às necessidades de cada dormente, maximizando o conforto e eliminando as pressões ou dores cervicais.


Crise de sono: consequências para a saúde


A ausência de sono ou a fraca qualidade deste período pode aumentar o risco de condições de saúde adversas, como doenças cardiovasculares, e até afetar a longevidade. A curto prazo, pode levar à perda da capacidade de julgamento e de memória. A longo prazo, há potenciais ligações ao Alzheimer.



Exaustão coletiva pode vir a ser considerada uma ameaça à saúde pública, tendo em conta que a ausência de sono diminui a produtividade no trabalho, aumenta a probabilidade de acidentes e há diversos estudos que fazem a ligação entre o sono inadequado e o Alzheimer, a hipertensão, a depressão e a diabetes.


Para um sono perfeito, é preciso sentir-se relaxado e calmo. A par de escolher um sistema de descanso adequado, é importante fazer também certas mudanças estruturais na hora de dormir. Uma forma de ajudar a que o sono seja mais saudável é tentar reservar a zona do quarto para dormir. Não para trabalhar nem para passar horas a fazer scroll. Manter uma rotina regular e limitar a exposição à luz azul antes de dormir são passos essenciais para um sono com mais qualidade.



Além da quantidade de horas de dormir, é preciso ter em atenção a qualidade do sono, crucial para o descanso real.


Antes de dormir, desligue a televisão e coloque o smartphone, ipad, computador de lado. Tome um banho, leia um livro, acenda uma luz de cor suave e quente – alaranjada ou avermelhada (nunca amarela ou azul!). A vela pode ser uma opção, mas é preciso garantir que a apaga antes de adormecer ou ter quem a apague com toda a certeza! Os difusores também, sobretudo os que já têm incorporada a função de luz ambiente. Escolha aromas suaves, como lavanda ou sândalo. Crie uma rotina relaxante antes de dormir, mesmo para as crianças!

No decorrer da existência, passamos habitualmente um terço da vida a dormir. Mas o sono com qualidade está longe de ser alcançado. É preciso dormir – e dormir bem! – para viver. Lembre-se: tudo o que ajude a dormir melhor é um bom investimento para a saúde!



Pontos-chave para uma boa noite de sono



• Idealmente, deve dormir entre sete e oito horas consistentemente


• Mantenha uma rotina regular de acordar e deitar


• Deve praticar exercício diariamente durante 30 a 40 minutos, idealmente antes das 16 horas


• Evite todo o tipo de dispositivos digitais pelo menos uma hora antes de se deitar