Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto

Programa 365 Algarve retoma programação a 15 de julho

Programação cultural foi totalmente rearranjada depois da suspensão entre março e maio devido ao coronavírus.
Lusa 9 de Julho de 2020 às 19:59
O 365 Algarve pretende melhorar a experiência turística e a atratividade da região, através de uma oferta regular de programação cultural
O 365 Algarve pretende melhorar a experiência turística e a atratividade da região, através de uma oferta regular de programação cultural FOTO: José Frade
O programa cultural 365 Algarve regressa a partir de 15 de julho com cinema e literatura, teatro, artes visuais e "piqueniques de charme", anunciou esta quinta -feira a estrutura.

Suspensa entre março e maio, a quarta edição do 365 Algarve regressa excecionalmente no verão, de 15 de julho a meados de novembro, com eventos reagendados e com o cumprimento de todas as normas sanitárias impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), garantem em comunicado os organizadores.

O programa arranca com o Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão (FICLO), entre 15 e 21 de julho, este ano com mais atividades ao ar livre - uma livraria no mercado de Olhão, 'masterclasses', percursos performativos - mas mantendo a competição internacional, a retrospetiva do realizador Albert Serra e o ciclo de cinema italiano, país convidado desta edição.

O festival abre com 'Adoration', de Fabrice du Welz, e encerra com 'Valley of Souls', de Nicola's Rinco n' Gille, incluindo ainda 'The Good Girls', de Alejandra Marques Abella, e 'Campo', de Tiago Hespanha, na Competição Internacional.

'Viagem a Itália' (1954), de Roberto Rosselini, e de 'Profissão: Repórter' (1975), de Michelangelo Antonioni, preenchem o Ciclo de Cinema Italiano, entre outras grandes obras cinematográficas.

Para cumprir as normas da DGS, há preferência pela compra antecipada dos bilhetes por via eletrónica, dando-se maior periodicidade na limpeza dos espaços, e rigor com ocupação de lugares desencontrados. Foram ainda canceladas todas as atividades onde não se pudesse assegurar totalmente as normas de distanciamento físico e higienização.

O teatro de rua também volta à estrada, a 16 de julho, em Faro, e 18 de julho, em Vila Real de Santo António, com 'À Babuja', do LAMA Teatro, onde dois atores e um músico dão corpo a um épico algarvio, numa encenação de João de Brito.

Numa narrativa que tem como inspiração cinco palavras profundamente ligadas ao universo gastronómico algarvio - Alfarroba, Anchova, Medronho, Muxama e Dom Rodrigo - um D. Quixote dos tempos modernos dá largas ao cavalo da imaginação com um copiloto, uma dama nobre a quem arrebatar com uma serenata e, claro, inimigos para enfrentar.

Entre 25 de julho e 29 de agosto, a antiga Cadeia de Lagos, recebe uma viagem de descoberta da arte urbana presente na cidade com Street Art Lab.

Através de uma visita guiada a obras de alguns dos artistas mais representativos do panorama contemporâneo da arte urbana, o programa integra atividades de experimentação e criação, orientadas pelo artista convidado Jorge Pereira, sendo disponibilizados materiais diversos para que o participante possa executar o trabalho criativo que no final, leva consigo.

Os Piquenique de Charme do Festival da Comida Esquecida regressam também à Penina, em Loulé (1 de agosto) e a Santo Estevão. em Tavira (29 de agosto), num festival que propõe aos visitantes piqueniques inspirados nos anos 30 e 40 com experiências culinárias em locais monumentais do Algarve, passeios nas hortas com recolha de alimentos e aulas de cozinha, entre outras iniciativas.

A experiência começa com um pequeno percurso interpretativo para dar a conhecer a identidade do lugar, e conta com a participação de acordeonistas e bailarinos de folclore, que irão dançar o corridinho algarvio.

O programa 365 Algarve tem como objetivo combater a sazonalidade e mostrar que a oferta cultural também pode ser um elemento de atração para quem visita a região fora da época alta, entre outubro e maio.

Algarve DGS Olhão artes cultura e entretenimento cultura (geral)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)