Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Alerta para radiações

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomenda o uso de sistemas kit mãos livres, ou a redução da duração de chamadas de telemóvel, para diminuir a exposição às radiações emitidas.
8 de Janeiro de 2005 às 00:00
A recomendação é feita numa circular informativa datada de 27 de Dezembro de 2004 sobre ‘Sistemas de Comunicações Móveis e Efeitos na Saúde Humana’, na qual a DGS aborda a preocupação das populações sobre a exposição às radiações dos telemóveis.
Os estudos epidemiológicos realizados até ao momento “não são capazes de estabelecer uma relação inequívoca entre a exposição a campos electromagnéticos e a ocorrência de efeitos adversos na saúde humana”, refere a entidade. Porém, defende que os estudos científicos nesta área “devem ser aprofundados” porque, “não estando provada a associação causal entre a exposição e o aparecimento de doenças, também não está provado o contrário”.
Como os telemóveis constituem “uma fonte de radiações importante” para o cérebro, por se encontrar junto à cabeça durante a chamada, a entidade recomenda uma atitude preventiva. No caso das crianças, a DGS faz um alerta especial aos pais para ponderarem sobre os potenciais riscos inerentes à intensa utilização.
Ver comentários