Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
2

Sevinate Pinto (1946-2015)

Antigo ministro da Agricultura estava internado.
Lusa 29 de Março de 2015 às 13:56
Sevinate Pinto, antigo ministro da Agricultura
Sevinate Pinto, antigo ministro da Agricultura FOTO: Duarte Roriz

O antigo ministro da Agricultura Armando Sevinate Pinto morreu na madrugada de domingo num hospital em Lisboa, onde estava hospitalizado, confirmou à Lusa o presidente da Confederação de Agricultores Portugueses (CAP), João Machado.

Sevinate Pinto, de 69 anos, "tinha sido hospitalizado há dois ou três dias e infelizmente não resistiu", afirmou à Lusa João Machado, confirmando uma notícia que foi avançada pela rádio Renascença, citando fonte familiar.

Armando José Cordeiro Sevinate Pinto nasceu em Ferreira do Alentejo a 01 de janeiro de 1946, era casado e tinha dois filhos.

Licenciado em Engenharia Agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia, Sevinate Pinto foi ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas do XV Governo Constitucional PSD/CDS-PP, dirigido por Durão Barroso, entre 06 de abril de 2002 a 17 de julho de 2004.

Funeral em Cascais
O funeral realiza-se na segunda-feira em Cascais, de acordo com informação da agência funerária.

O corpo de Sevinate Pinto vai estar em câmara ardente a partir das 18h30 deste domingo na igreja da Ressurreição em Cascais e as cerimónias religiosas vão ter início às 14h00 de segunda-feira, seguindo o cortejo para o cemitério da Guia, na mesma vila.

Ministra da Agricultura lamenta perda de "profundo apaixonado pela terra"
A ministra das Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, lamentou a morte de Sevinate Pinto, recordando que o setor agrícola perdeu "um profundo apaixonado pela terra".

"É uma grande perda para todos nós, para o setor agrícola e para o setor agroalimentar, que muito devem ao dinamismo, ao empenho e à lucidez [de Sevinate Pinto], quer enquanto ministro, quer como consultor e como um profundo apaixonado pela terra", afirmou este domingo a governante, em declarações telefónicas à Lusa.

Assunção Cristas disse ainda que se sente "muito grata por todos os ensinamentos" que recebeu do antigo ministro da Agricultura do Governo de Durão Barroso.

"Quem me deu a minha primeira lição de agricultura e de política agrícola foi o engenheiro Sevinate Pinto mal soube das minhas funções e foi sempre, durante estes anos, uma presença muito amiga e muito constante. Pessoalmente, sinto muito esta perda", lamentou a ministra.

Leia mais reações à morte de Sevinate Pinto.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)