Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
6

Conheça sete sinais físicos associados à depressão

Sentimentos como tristeza, fúria ou vergonha podem provocar sensações em diferentes partes do corpo.
Correio da Manhã 15 de Outubro de 2020 às 17:24
Depressão
Depressão FOTO: Direitos Reservados

Embora a maioria da população pense na depressão enquanto doença mental, a verdade é que esta também traz sintomas físicos associados. 

Sentimentos como tristeza, fúria ou vergonha, normalmente associados a esta condição, podem provocar sensações em diferentes partes do corpo.

Estes são os sintomas mais comuns da depressão:
Falta de energia
Ao contrário do que muita gente pensa, não é só o stress que causa fadiga, também a depressão o faz. Consequentemente, a fadiga provocada por uma depressão pode causar problemas de concentração e irritabilidade, por exemplo. As pessoas que estejam a passar por uma depressão têm também um sono não restaurador, o que faz com que se sintam lentos depois de uma noite inteira de sono.

Menor tolerância à dor
A relação entre a depressão e a menor tolerância à dor foram associadas num estudo lançado em 2015. Alguns estudos sugerem que os antidepressivos aliviam a depressão mas também atuam como analgésico, para combater a dor.

Dor de costas
As dores nas costas também podem estar associadas a um quadro de depressão. Estudos mais recentes sugerem que as inflamações no corpo podem estar relacionadas com os neurocircuitos do cérebro, o que faz com que os sinais cerebrais se interrompam.

Dores de cabeça
Dores de cabeça diárias podem ser um sinal indicativo de depressão. Este tipo de dor de cabeça é normalmente designado por "cefaleia tensional", mais expressiva na região à volta das sobrancelhas.

Problemas de visão
Um estudo alemão lançado em 2010 mostrou que 80% das pessoas diziam experienciar dificuldade em distinguir a cor preta da cor branca. 

Dores de estômago
Se a dor de estômago se intensificar, este pode ser um sinal de depressão. Outros sintomas como desconforto, cólicas, inchaço e náuseas podem também ser indicativos do mesmo. A depressão pode, então, causar uma inflamação do sistema digestivo. Aliás, são vários os especialistas que se referem ao estômago como "segundo cérebro" porque a saúde mental está muito relacionada com a saúde do estômago.

Problemas digestivos/intestinais
Obstipação e diarreia podem surgir quando se experienciam sensações de tristeza ou ansiedade, por exemplo. 

saúde doenças depressão mente sintomas