Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
4

CDU diz que PSD/CDS perdem governabilidade

Francisco Lopes diz que coligação perde a não ser que "haja entorse" do PR.
Lusa 4 de Outubro de 2015 às 21:32
Francisco Lopes. membro do comité central do PCP
Francisco Lopes. membro do comité central do PCP FOTO: Lusa

O membro do comité central do PCP Francisco Lopes, coligado com "Os Verdes" na CDU, afirmou este domingo que os resultados eleitorais significam uma grande derrota da coligação governamental por ir perder a maioria absoluta.

Em declaração na sede da candidatura, no centro de trabalho comunista Vitória, em Lisboa, o dirigente, à semelhança do seu "camarada" Paulo Raimundo anteriormente, deu pouca importância ao facto de o Bloco de Esquerda poder vir a ultrapassar a CDU em votação e em mandatos.

"Confirma-se que a CDU afirma a sua força eleitoral, conquistada progressivamente, de eleição em eleição", disse, sublinhando tratar-se de "um reforço real", antes de afirmar que, "hoje, assinala-se o dia em que o Governo PSD/CDS foi derrotado, tem grande derrota e perde maioria absoluta e a possibilidade de formar Governo, a menos que haja do Presidente da República uma entorse no que diz respeito aos resultados eleitorais".

Segundo Francisco Lopes, "o BE não é questão", pois a CDU nunca a colocou, além de que "todas as forças políticas confirmaram e reforçaram a sua expressão, com uma exceção - a grande derrota de PSD e CDS".

Sobre eventuais desenvolvimentos políticos, nomeadamente conversações com o PS para a formação de um elenco governativo ou futuros acordos no parlamento, o elemento da comissão política do PCP remeteu mais esclarecimentos para a declaração posterior do secretário-geral.

PCP Os Verdes CDU Francisco Lopes derrota coligação PSD/CDS-PP política partidos e movimentos eleições
Ver comentários