Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Hamas e Fatah chegam a acordo

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro palestiniano, Ismail Haniyeh, anunciaram esta segunda-feira que chegaram a um acordo para a formação de um governo de união nacional entre o Hamas e a Fatah.
11 de Setembro de 2006 às 17:37
Mahmud Abbas, membro da Fatah, revelou que os dois responsáveis “conseguiram definir o programa político do governo de união nacional, com base no documento de entendimento nacional” assinado no passado dia 27 de Junho pelos grupos palestinianos. “Nos próximos dias vamos começar a formar este governo e apelamos ao povo para apoiar os nossos esforços” acrescentou Abbas.
Já o primeiro-ministro palestiniano, membro do Hamas, afirmou que o compromisso “foi atingido porque havia uma vontade real e honesta para o conseguir” tendo como base “o interesse superior do povo palestiniano e no reforço da unidade nacional e protecção dos direitos” palestinianos.
As negociações deste acordo tiveram início há dois meses e foram orientadas sob três requisitos impostos pela comunidade internacional ao Hamas para retomar a cooperação com a ANP, ou seja, a renúncia à violência, o reconhecimento de Israel e a aceitação de acordos de paz israelo-palestinianos celebrados no passado.
Refira-se que um governo de coligação entre o Hamas e o Fatah pode suavizar a posição palestiniana relativamente a Israel e ajudas a aliviaras as sanções internacionais impostas pelo governo palestiniano.
Ver comentários