Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
9

Migrações: 159 recolocações e 722 repatriamentos

Informação da Comissão Europeia.
Lusa 23 de Novembro de 2015 às 15:01
Catorze países da União Europeia disponibilizaram-se a receber de imediato 3.216 refugiados
Catorze países da União Europeia disponibilizaram-se a receber de imediato 3.216 refugiados FOTO: EPA

Um total de 159 refugiados foi recolocado, a partir da Grécia e de Itália, noutros seis Estados-membros da União Europeia, enquanto 722 pessoas, sem direito ao asilo, foram repatriadas, segundo os últimos dados da Comissão Europeia.


No âmbito do processo de recolocação das 160 mil pessoas que os 28 Estados-membros decidiram acolher, o executivo comunitário indicou esta segunda-feira que Finlândia (48), França (19), Alemanha (11), Espanha (12) e Suécia (39) receberam refugiados registados em Itália. Da Grécia partiram 30 pessoas com destino ao Luxemburgo.


Nos dados sobre Portugal, o número de disponibilidades imediatas continua a ser de 100, num total de 2.951.


Catorze países da União Europeia disponibilizaram-se a receber de imediato 3.216 refugiados, dos 160 mil acordados.


Dados de Bruxelas
Segundo os dados do executivo de Bruxelas, os voos conjuntos geridos pela agência europeia de gestão de fronteiras (FRONTEX) transportaram para os seus países de origem 569 pessoas sem direito a asilo.


Os repatriamentos foram feitos para o Kosovo, Nigéria, Albânia, Paquistão, Arménia e Geórgia.


Dos países com equipas de acolhimento, identificação e registo de refugiados, os denominados 'hotspot', apenas Itália realizou repatriamentos durante o mês de outubro, num total de 153 pessoas. Os países de destino foram Egito e Tunísia.


Na semana passada, o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) pediu aos Estados que mantenham as promessas feitas de acolhimento de migrantes e refugiados, sobretudo dos sírios que chegam à Grécia, na sequência dos atentados de Paris.

Migrações
Ver comentários