Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
3

Obama elogia Merkel e alemães

Por atitude corajosa na crise dos refugiados.
Lusa 23 de Abril de 2016 às 00:34
Obama e Angela Merkel
Obama e Angela Merkel FOTO: Thomas Peter / Reuters
O Presidente dos EUA, Barack Obama, saudou a "atitude corajosa" da chanceler alemã, Angela Merkel, e dos alemães na crise dos refugiados, em entrevista que sairá este sábado no diário Bild.

"Considero que a atitude da chanceler Merkel, como a de numerosos alemães, foi corajosa na crise dos refugiados", declarou Obama, estimando que ela soube fazer prova de "uma verdadeira liderança moral e política".

Nas declarações ao jornal alemão, Obama disse também que "a Alemanha não deve suportar sozinha -- ou com alguns outros raros Estados - todo o peso (da crise), considerando que "o recente acordo entre a União Europeia e a Turquia era um passo para uma repartição mais justa da responsabilidade".

Obama vai deslocar-se no domingo ao salão da indústria de Hanôver e deve participar na segunda-feira numa "reunião informal" com a chanceler, o Presidente francês, François Hollande, bem como os primeiros-ministros britânico, David Cameron, e italiano, Matteo Renzi, para analisar os "grandes temas internacionais".

O Presidente norte-americano disse ainda que com Merkel "o envolvimento" da Alemanha na cena internacional aumentou e que o país tem agora aí "um papel mais importante".

Saudou como "decisiva" a participação alemã nas negociações sobre o nuclear iraniano ou o acordo de Paris sobre o clima.

Acrescentou ainda que Merkel soube contribuir para "preservar a unidade europeia por ocasião das agressões russas contra a Ucrânia".

De forma geral, Obama mostrou-se elogioso de Merkel, qualificando-a de "guardiã da Europa".

Descreveu-a como "pragmática e concentrada no que é verdadeiramente possível de fazer".

Obama sublinhou que Merkel "quando diz alguma coisa, pensou-a" e que "quando diz que vai fazer uma coisa, ela fá-lo" e confessou que está "orgulhoso por Angela ser (sua) amiga".
Presidente dos EUA Barack Obama Angela Merkel Alemanha União Europeia refugiados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)