Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Jorge Jesus elogia Mário Wilson

Técnico do Sporting lamenta morte do ex-treinador e futebolista.
4 de Outubro de 2016 às 17:06
Jesus considera que Wilson "deixou referências na sua postura, na sua seriedade, da sua paixão"
Jesus considera que Wilson 'deixou referências na sua postura, na sua seriedade, da sua paixão' FOTO: Vitor Chi

O treinador do Sporting, Jorge Jesus, lamentou hoje a morte do ex-técnico e jogador Mário Wilson, considerando que deixou referências na seriedade e paixão no futebol.

"Foi um treinador com um percurso muito grande no futebol português, deixou referências na sua postura, na sua seriedade, da sua paixão, porque era um homem muito apaixonado pelo futebol", salientou Jorge Jesus.

O técnico reconheceu não ter visto Mário Wilson como jogador, sabendo que foi campeão pelo Sporting, mas, como treinador, disse que era um dos melhores, juntamente com José Maria Pedroto, com quem travou várias lutas.

"Também teve as suas lutas, com outro grande treinador, o José Maria Pedroto, na altura eram os dois os maiores treinadores do futebol português", disse Jorge Jesus, justificando que ambos contribuíram para evoluir o futebol e que era um "símbolo".

O responsável pela equipa 'leonina' deixou também uma palavra à família de Mário Wilson "num dia difícil" e lembrou que um dos filhos do antigo jogador e treinador, também futebolista, Mário, foi seu colega de equipa [no Farense].

Mário Wilson, que morreu na segunda-feira aos 86 anos, foi o primeiro treinador português a vencer o campeonato para o Benfica, em 1975/76, conquistando ainda como técnico as Taças de Portugal de 1979/80 e 1995/96, ao serviço dos 'encarnados'.

Natural de Maputo, em Moçambique, Mário Wilson envergou durante grande parte da sua carreira de jogador a camisola da Académica, depois de ter conquistado o título de campeão no Sporting, em 1950/51, e alinhado no Desportivo de Lourenço Marques.

Como treinador, além das três passagens pelo Benfica, orientou ainda clubes como Académica, Belenenses, Vitória de Guimarães, Boavista e Estoril-Praia, entre outros, totalizando 548 jogos no primeiro escalão do futebol nacional, tendo ainda comandado a seleção portuguesa na qualificação para o Europeu de 1980.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)