Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

ONG critica encerramento de serviços no maior hospital moçambicano no fim de semana

Hospital Central de Maputo é o maior do país, contando com sete departamentos clínicos e atendendo, em média, por dia, 900 utentes.
Lusa 27 de Outubro de 2020 às 14:47
Hospital Central de Maputo
Hospital Central de Maputo FOTO: Getty Images
A organização não-governamental Observatório do Cidadão para Saúde criticou o encerramento, aos fins de semana, de alguns serviços no Hospital Central de Maputo (HCM), o maior do país, num momento em que se recomenda que se evitem aglomerados.

"O OCS entende que este cenário poderá contribuir para uma rápida propagação da pandemia de covid-19, uma vez que as unidades sanitárias são potenciais focos de transmissão e contaminação de doenças" e os doentes que procuram alguns destes serviços são obrigados todos a ter atendimento apenas em dias úteis, o que cria aglomerados, refere o Observatório do Cidadão para Saúde, em comunicado distribuído à comunicação social.

Segundo a organização, entre os serviços que são encerrados durante os fins de semana no maior hospital moçambicano destacam-se o Laboratório de Análises Clínicas e a área de Cardiologia.

"O Observatório do Cidadão para Saúde condena a ausência de esforço por parte do HCM para evitar aglomerados nos diferentes serviços de saúde, com destaque para doentes cardíacos e diabéticos que se apresentam como os mais vulneráveis à covid-19, num momento em que Maputo está declarada como uma região onde ocorre a transmissão comunitária", refere a ONG, que considera que a abertura destes serviços no fim de semana iria diminuir as longas filas que são notáveis no HCM nos dias uteis.

A Lusa tentou, sem sucesso, contactar o Hospital Central de Maputo.

O Hospital Central de Maputo é o maior do país, contando com sete departamentos clínicos e atendendo, em média, por dia, 900 utentes.

Devido à pandemia de covid-19, o hospital está a privilegiar consultas externas, estando a receber atualmente entre 300 e 400 pessoas diariamente.

Desde março, Moçambique registou um total de 12.161 casos de covid-19, 88 óbitos e 9.254 (76%) pessoas dadas como recuperadas, segundo as últimas atualizações.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
HCM ONG Maputo Observatório do Cidadão para Saúde Hospital Central de Maputo saúde
Ver comentários