Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Organização Mundial de Saúde quer eliminar até 2030 defecação na rua

Instituição internacional preocupada com falta de higiene da evacuação em público.
21 de Abril de 2014 às 13:13

Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs como um dos objetivos de desenvolvimento sustentável do milénio que em 2030 não se defeque ao ar livre, um problema fundamental em países como Índia e China. 

Esta é uma das propostas da OMS, avançada pela diretora geral de Saúde e Meio Ambiente, Maria Neira, durante uma jornada internacional sobre os instrumentos para melhorar a água para consumo.

A responsável afirmou que este problema prevalece em países com mais dificuldades socioeconómicas, caso da Índia, mas, mesmo países como a China, que registam um grande desenvolvimento económico, persiste "como um desafio para a saúde pública" o problema da defecação, sem qualquer tipo de medida sanitária e higiénica.

Entre outros objetivos mais genéricos, a OMS estabelece o acesso universal a água potável segura, ao saneamento e à higiene, a redução para metade da população cujos lares não têm acesso a água potável ou não é utilizada de forma segura, e eliminar progressivamente a "importante desigualdade" que se verifica quanto ao acesso.

Ver comentários