Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
1

Presidente de Cabo Verde visita Portugal

De 17 a 20 de maio.
Lusa 7 de Maio de 2016 às 15:11
Jorge Carlos Fonseca: Novo presidente
Jorge Carlos Fonseca: Novo presidente

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, visita oficialmente Portugal, entre 17 e 20 de maio, para participar num congresso sobre direito lusófono e manter contactos com as autoridades portuguesas e comunidades cabo-verdianas.

Segundo fonte da Presidência da República, Jorge Carlos Fonseca tem a 17 de maio um encontro previsto com o seu homólogo Marcelo Rebelo de Sousa, devendo no mesmo dia participar no seminário internacional da RDP-África, em Lisboa.

Na região de Lisboa tem também encontros previstos com comunidades cabo-verdianas, nomeadamente na margem sul do Tejo.

Do programa da visita constam ainda deslocações ao norte de Portugal, onde a 19 de maio, participará na terceira edição do congresso Direito na Lusofonia, promovido pela Escola de Direito da Universidade do Minho.

A edição deste ano do congresso visa assinalar os 40 anos da Constituição da República Portuguesa e terá como tema "Diálogos Constitucionais no Espaço Lusófono".

Jorge Carlos Fonseca fará uma comunicação sobre as inter-relações da Constituição portuguesa de 1976 com a constituição cabo-verdiana da democracia, mas também "com o processo histórico e constituinte desde a independência", segundo explicou o chefe de Estado na sua página pessoal na rede social Facebook.

Durante os três dias da visita a Portugal, Jorge Carlos Fonseca deslocar-se-á ainda a Guimarães, Foz Côa e Guarda.

Em Guimarães, destaca-se a visita à fábrica de confeções Giliana, propriedade do empresário cabo-verdiano Marcelino da Rosa, que emprega cerca de 200 trabalhadores e exporta 90 por cento da sua produção para marcas norte-americanas como a Gap, Old Navy ou Macys.

Jorge Carlos Fonseca visitará ainda a quinta de produção de vinhos e azeites Vale do Meão, em Foz Côa, fundada por D. Antónia Ferreira, e terá um encontro com cabo-verdianos naturais da ilha do Maio, na Guarda.

Jorge Carlos Fonseca Presidência da República Cabo Verde Portugal
Ver comentários