Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
8

Sobe para 39 pessoas em isolamento por caso positivo de Covid-19 em creche na Figueira da Foz

Diretora do 2.º Jardim-Escola João de Deus afirma terem sido cumpridas "todas as medidas determinadas pela autoridade de saúde".
Lusa 15 de Julho de 2020 às 12:37
Foi encerrada creche do 2.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz
Foi encerrada creche do 2.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz FOTO: Getty Images
O caso positivo de um menino, aluno de um jardim-de-infância na Figueira da Foz, levou ao encerramento da creche que este frequenta e colocou 39 pessoas em isolamento, 28 das quais crianças, disse esta quarta-feira a diretora da instituição.

Aos jornalistas, a diretora do 2.º Jardim-Escola João de Deus, explicou que a criança que testou positivo para Covid-19 na terça-feira frequenta a sala dos dois anos da creche do estabelecimento de ensino e não o pré-escolar, como anteriormente tinha sido divulgado.

Segundo Sílvia Silva, o 2.º Jardim-Escola João de Deus da Figueira da Foz "cumpriu todas as medidas determinadas pela autoridade de saúde" face a este caso positivo de infeção pelo novo coronavírus, encerrando a creche - que funciona num edifício independente do pré-escolar, nas traseiras do edifício principal - e enviando para casa 28 crianças e 11 funcionários daquela valência, que estão em isolamento e vigilância.

A responsável do estabelecimento enalteceu a atitude "muito responsável" da família do menino infetado, depois de o pai daquele ter testado positivo para Covid-19 no domingo: "A criança já não veio à escola na segunda-feira e foi fazer o teste", que deu positivo, indicou.

A valência de pré-escolar do 2.º Jardim-Escola João de Deus, que recebe crianças entre os três e os cinco anos, mantém-se em funcionamento. De acordo com a diretora, desde a reabertura após o estado de emergência decretado face à pandemia de covid-19, alberga cerca de 30 meninos e meninas, sensivelmente metade do total de alunos habitual.

Em declarações na terça-feira à agência Lusa, o delegado de saúde da Figueira da Foz, José Farias, confirmou o caso positivo do menino, acrescentando que as crianças e outras pessoas que com ele tiveram contacto no jardim-de-infância "foram para casa e estão em isolamento".

"Vão ficar em isolamento. Se tiverem sintomas, contactam a linha Saúde 24 ou o seu médico de família para determinação dos passos seguintes", nomeadamente a realização de testes à Covid-19, acrescentou.

"O que é fundamental é promover o isolamento, é isso que permite quebrar uma eventual cadeia de transmissão", declarou o delegado de saúde.

Ainda segundo José Farias, o teste à criança, residente na Figueira da Foz, foi realizado na segunda-feira e o resultado conhecido na terça-feira. Este caso, frisou, "estava ancorado" num "contexto familiar" do menino, que já permanecia em isolamento com a família e onde "provavelmente" foi infetado.

Na altura, o médico de saúde pública disse ainda que as 28 crianças que foram colocadas em isolamento em casa "não se cruzaram" com outros alunos do 2.º Jardim-Escola João de Deus, nomeadamente os do pré-escolar, já que as valências funcionam em edifícios diferentes.

Também o presidente da autarquia da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, confirmou à Lusa o caso de infeção do menino, assegurando que "estão a ser tomadas todas as medidas" e que a situação está a ser acompanhada pelo delegado de saúde.

"Os miúdos que tinham estado com este menino não se cruzaram com os outros", reiterou Carlos Monteiro.

No boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS), que na terça-feira passou novamente a incluir os dados por concelho, a Figueira da Foz apresentava um total de 44 casos de infeção pelo novo coronavírus, mais três do que os últimos dados conhecidos.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 574 mil mortos e infetou cerca de 13,2 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.668 pessoas das 47.051 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da DGS.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Figueira da Foz Lusa Jardim-Escola DGS saúde doenças crianças
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)