Barra Cofina

Correio da Manhã

Cm ao Minuto
5

Trump e Hillary continuam batalha no segundo debate

Duelo de candidatos presidenciais é transmitido pela CMTV esta madrugada.
9 de Outubro de 2016 às 07:58
No primeiro debate, travado a 3 de Outubro, Hillary Clinton  impô-se a Donald Trump
No primeiro debate, travado a 3 de Outubro, Hillary Clinton impô-se a Donald Trump FOTO: Mike Segar/Reuters
Os dois principais nomes na corrida à Casa Branca, Hillary Clinton e Donald Trump, encontram-se este domingo para o segundo debate eleitoral, um frente-a-frente que incluirá perguntas da audiência e será transmitido em salas de cinema.

O debate de 90 minutos acontece às 9 da noite na América, pelo que será transmitido em Portugal pelas 2h00 da madrugada desta segunda-feira. A CMTV vai fazer uma emissão especial para acompanhar o duelo entre os dois candidatos, que ocorre na Universidade de Washington, em Saint Louis, no estado do Missouri.

O frente-a-frente será moderado por dois jornalistas - Anderson Cooper (um dos repórteres mais mediáticos do canal de informação CNN) e Martha Raddatz (correspondente internacional da ABC News) - e vai incluir perguntas de cidadãos que vão estar assistir na plateia, segundo informações divulgadas pela Comissão de Debates Presidenciais dos Estados Unidos, o organismo independente que organiza os debates.

Este segundo embate presidencial acontece depois de uma semana particularmente difícil para a campanha do candidato republicano Donald Trump, que foi confrontada, entre outros assuntos, com uma investigação jornalística do The New York Time que dava conta de que o empresário teria evitado, de forma legal, pagar impostos durante pelo menos 18 anos ao declarar perdas de 916 milhões de dólares (cerca de 814 milhões de euros) em 1995.

Na opinião de analistas e dos seus próprios aliados, Trump está obrigado a impor-se neste segundo frente-a-frente se quer manter as hipóteses de ser eleito para a Casa Branca nas eleições de 08 de novembro.

No primeiro debate eleitoral, realizado a 26 de setembro em Nova Iorque, a candidata democrata Hillary Clinton dominou e saiu vencedora, segundo as sondagens divulgadas logo após o frente-a-frente.

Na véspera do debate de Saint Louis, Hillary Clinton também surgia na liderança nas sondagens nacionais. Por exemplo, uma das sondagens dava uma vantagem de seis pontos percentuais à candidata do Partido Democrata.

O primeiro frente-a-frente entre Trump e Clinton foi acompanhado por 84 milhões de telespetadores norte-americanos, o mais visto de sempre.

A par da transmissão em direto nas televisões, o debate de hoje vai ser transmitido em cerca de 200 salas de cinema espalhadas por todo o país, do Alasca ao Texas, informou na sexta-feira a distribuidora Regal Cinemas.

O terceiro e último debate entre os candidatos presidenciais está agendado para 19 de outubro em Las Vegas, no estado de Nevada.
Casa Branca Hillary Clinton Donald Trump debate saint louis estados unidos campanha presidenciais candidatos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)