Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
1

Aula Inaugural - Escola de Comércio de Lisboa

Inaugura ano lectivo com convidados que se distinguem no sector do comércio e serviços e com nova empresa de treino
2 de Novembro de 2016 às 16:42
A Escola de Comércio de Lisboa (ECL), escola profissional reconhecida e integrada oficialmente no sistema educativo português, completa este ano o seu 27.º aniversário, assinalando oficialmente o início do ano letivo 2016/2017 no dia 9 de novembro de 2016 com uma aula inaugural proferida por Carlos Barros, Diretor-Geral da Fujitsu Portugal.

A intervenção de Carlos Barros é antecedida pela cerimónia de abertura que conta com a participação de Piedade Redondo Pereira (Diretora da ECL), Teresa Damásio (Presidente do Conselho de Gerência da ECL), Manuel Damásio (Presidente do Conselho de Administração do Grupo Ensinus), João Vieira Lopes (Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal - CCP) e Duarte Cordeiro (VicePresidente da Câmara Municipal de Lisboa).

Durante a aula inaugural serão entregues os diplomas aos alunos finalistas de 2015/2016 e os Prémios de Mérito de 2016. Os Prémios de Mérito são atribuídos pela Associação do Comércio de Serviços dos Concelhos de Loures e Odivelas, Associação Portuguesa de Centros Comerciais, Câmara Municipal de Lisboa, Central de Cervejas, Cofina, Concept Group, CCP, Cortefiel, Delta-Cafés, Douglas, Distribuição Hoje, Fórum do Consumo, Gateleven, Grupo Brodheim h3, Junta de Freguesia dos Olivais, Natura, Papelaria Fernandes, Partilha Fundamental, Sonae, Ten to Ten, Tonik, Servilusa e União das Associações do Comércio e Serviços.

Será ainda apresentado o projeto "Da Tradição à Modernidade" iniciativa dos alunos da Escola de Comércio de Lisboa. Numa alusão à Tradição, os alunos do 1º ano propõem a criação do Museu do Comércio na cidade de Lisboa. Apelando à Modernidade, os alunos do 2º ano desenvolvem um novo rumo para a ECL Papelaria (primeira empresa de treino da Escola, inaugurada em 1989 pelo então Secretário de Estado do Comércio, Osvaldo de Castro), transformando-a numa ECL Store, um conceito mais abrangente e diversificado, a inaugurar pelo atual Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita.

O encerramento do evento está a cargo de Gonçalo Xufre, Presidente do Conselho Diretivo da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, e de Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego.

Sobre a Escola de Comércio de Lisboa
A Escola de Comércio de Lisboa é uma instituição privada de ensino profissional de referência, que tem na sua oferta formativa cursos da família do Comércio e Serviços, que permitem uma melhor e mais orientada integração dos jovens no mercado de trabalho, sem, contudo, afastar a possibilidade de os mesmos prosseguirem os seus estudos no final dos 3 anos da escolaridade obrigatória. A estreita ligação da ECL às empresas constitui uma das mais-valias do seu projecto educativo. A ECL proporciona igualmente aos seus alunos formação nas empresas de treino existentes na Escola (ECL Store, ECL Alimentar, ECL Visual Merchandising, ECL Restaurante e ECL Contact Centre), conferências semanais com profissionais experientes no sector do comércio e serviços, visitas de estudo, intercâmbios internacionais e estágios em todos os anos dos cursos realizados em empresas estabelecidas em Portugal, bem como em outros países da União Europeia (Espanha, França e Reino Unido). Com um ensino inovador que combina uma forte componente prática com uma abordagem teórica sólida e interdisciplinar, a ECL proporciona aos seus alunos uma formação integral, facultando as ferramentas essenciais para o início e desenvolvimento de uma carreira profissional diferenciadora e atenta às oportunidades e desafios postos pelo mercado de trabalho. Saiba mais em www.escolacomerciolisboa.pt
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)