Barra Cofina

Correio da Manhã

Comunicados de Imprensa
2

Óculos Para Todos abre loja em Lisboa

Qualidade aliada a preços acessíveis, são os fatores de honra da Óculos Para Todos
24 de Julho de 2019 às 09:50
Óculos Para Todos: o nome diz tudo sobre o que Alexandre Lopes idealizou com a sua abertura.

Foi por este desígnio que abandonou a sua profissão de bancário, laçando-se num negócio que pretende singrar por aliar stock, reduzida margem de lucro e equipamento próprio - com objetivo único de conseguir chegar a todos os portugueses, ao oferecer serviços e produtos óticos de qualidade, a preços acessíveis.

Tudo começa em 2014, quando, ao ler uma publicação na rede social Facebook, se apercebe que uma instituição de solidariedade social pedia ajuda para a compra de óculos de elevada graduação de uma criança. Por usar óculos desde criança e saber quanto os progenitores pagavam por cada par de óculos, nasce em si a vontade de poder, de certo modo, ajudar pessoas com poucos recursos económicos, vendendo qualidade a um custo mais acessível.

Depois de longas pesquisas, percebe, não só que metade da população portuguesa que necessita de utilizar óculos, não tem suporte financeiro para colmatar essa necessidade, como que quase todo o material ótico é fabricado na Ásia a preços muitos baixos e pago a preços exorbitantes pelo consumidor final.

Desta pesquisa surge o intuito de criar uma ótica que fizesse a diferença.

Deparando-se com algumas barreiras, ao longo dos 18 meses de preparação para a abertura consegue, em setembro de 2015, convencer cerca de meia dúzia de fornecedores nacionais e europeus, de renome. E, é então, a 23/01/2016, na Rua Sá da Bandeira, no Porto, que a Óculos Para Todos abre as portas pela primeira vez. No início, com apenas 5 colaboradores, convidados abarcar no projeto inovador a que a Óculos Para Todos se viria a tonar, ao diferenciar-se de todas as outras óticas não só pela rapidez de entrega, em que 80% dos seus clientes saem da loja já com os seus óculos graduados, como pelo preço: a partir de 9.99€ óculos monofocais, ou desde 29.99€ óculos progressivos, apresentando-se como a ótica mais barata do mercado europeu.

Volvidos 3 anos, a Óculos Para Todos emprega 18 pessoas, todas elas com formação avançada na área, e conta com mais de 39.000 clientes em base de dados, 99% dos quais satisfeitos com os produtos e serviços prestados.

Para além do objetivo principal, o lema da Óculos Para Todos foi sempre apresentar confiança aos seus clientes com produtos certificados e de marcas reconhecidas, vendendo as mesmas marcas de lentes Oftálmicas da concorrência e armações fabricadas nas melhores fábricas europeias (Itália e Grécia). Destacando a venda de aros produzidos à mão, em Portugal, com preços a rondar ¼ do praticado pelos concorrentes. "A tecnologia é a mesma, mas conseguimos aprimorar a relação preço, rapidez, diferenciação e temos um atendimento personalizado. Somos a única loja na Península Ibérica a ter este tipo de conceito Smart Cost", sublinha CEO Alexandre Lopes, reforçando que a qualidade é o ponto de honra da OPT.

Com 3 consultórios de optometria e contactologia, privilegiando a mais avançada tecnologia do mercado na sua oficina, atende cerca de 80 a 100 clientes por dia, auxilia 9 associações de caridade social, às quais presta serviços e doa produtos à sua população, tem como parceiros cerca de 3 agrupamentos escolares, 40 grandes empresas, e 15 associações e sindicatos diversos.
Quando questionado sobre a razão pela qual o leva a doar produtos e serviços a pessoas desprovidas de possibilidades económicas, Alexandre considera que o intuito da abertura da Óculos Para Todos passou exatamente por isso "conseguir chegar a todos. Conseguimos chegar a quem tem possibilidades para suportar o preço justo de venda. Quem, ainda assim, não consegue suportar este tipo de despesas, nós ajudamos!".

O projeto OPT que chegou, em 2018, à fase final dos Prémios Inovação NOS, na categoria PME, reconhecido pela NOS, TSF, JN, DN e Dinheiro Vivo; foi em Junho 2019 congratulado com Prémio Prata na iniciativa Heróis PME.

Deste sucesso, surge a expansão da Óculos Para Todos. Os óculos mais baratos do país chegam a Lisboa já no próximo dia 03 de agosto.
Ver comentários