Barra Cofina

Correio da Manhã

Coronavírus

Kim Jong-un culpa trabalhadores pelo aumento de casos de Covid-19

Líder da Coreia do Norte chamou "irresponsável" ao seu governo na resposta ao surto.
Correio da Manhã 16 de Maio de 2022 às 19:21
Kim Jong Un
Kim Jong Un FOTO: Reuters
Os casos de Covid-19 na Coreia do Norte aumentaram drasticamente e o líder do país não poupou tempo para culpabilizar as autoridades de saúde. Kim Jong-un desaprovou o tempo de entrega das medicações e mobilizou tropas para responder a esta crise, avançou a CBS News.

Este domingo, de acordo com o jornal norte-americano, Kim esteve presente numa reunião do Politburo do Partido dos Trabalhadores, onde afirmou que a resposta do governo à pandemia não estava a ser suficiente e era causada pela “atitude irresponsável no trabalho” e falta de organização.

A Coreia do Norte confirmou esta segunda mais 8 mortes, perfazendo um total de 50 mortes e mais 392.920 com “sintomas de febre”. No total, já são confirmados, oficialmente, 1,2 milhões de doentes. Há quem continue a desconfiar da veracidade destes números e acredite que tenham sido omitidas mortes para não enfraquecer a liderança do filho de Kim Jong-il , especialmente por existir um difícil acesso a testes de Covid-19, diz a CBS News.

“Quando as pessoas morrem, as autoridades norte-coreanas dirão que morreram por excesso de trabalho ou por mortes naturais, não por causa do Covid-19”, alertou Nam Sung-wook, professor da Universidade da Coreia, na Coreia do Sul. Acrescenta ainda que encobrir o número de mortes só serve para proteger a " dignidade do seu líder supremo".
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
CBS News Kim Jong-un Coreia do Norte Covid-19 política
Ver comentários
}