Barra Cofina

Correio da Manhã

Coronavírus

Mortalidade por Covid-19 aumenta 39% numa semana e é superior ao limiar europeu

Portugal regista uma mortalidade por Covid-19 de 52,2 óbitos por um milhão de habitantes.
Lusa 28 de Janeiro de 2022 às 19:22
Mortes por Covid-19
Mortes por Covid-19 FOTO: Nuno André Ferreira
Portugal regista uma mortalidade por covid-19 de 52,2 óbitos por um milhão de habitantes, um aumento de 39% numa semana e superior ao limiar europeu definido para este indicador, alerta a análise de risco da pandemia esta sexta-feira divulgada.

"A 26 de janeiro, a mortalidade específica por covid-19 registou um valor de 52,2 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, o que corresponde a um aumento de 39% relativamente ao último relatório (37,6), indicando uma tendência crescente do impacto da pandemia na mortalidade", indicam as "linhas vermelhas" do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo o documento, o valor registado em Portugal é superior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) e superior ao limite de 50 óbitos, o que se traduz, de acordo com referencial das "linhas vermelhas", "num impacto muito elevado da epidemia na mortalidade específica por covid-19".

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Covid-19 Portugal mortalidade pandemia mortes Europa linhas vermelhas
Ver comentários