Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

OMS admite que número de mortos por Covid-19 pode duplicar no próximo ano

Organização Mundial de Saúde adianta que não se pode esperar pela vacina do novo coronavírus.
Lusa 25 de Setembro de 2020 às 18:55
Michael Ryan
Michael Ryan FOTO: EPA/SALVATORE DI NOLFI
A Organização Mundial da Saúde afirmou esta sexta-feira que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da Covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano e atingir dois milhões.

Numa conferência de imprensa a partir da sede daquela agência das Nações Unidas, em Genebra, o diretor do programa de emergências sanitárias da OMS, Michael Ryan, foi questionado sobre a possibilidade de o número de mortos, (atualmente próximo de um milhão de pessoas), duplicar no próximo ano e admitiu que "infelizmente, é muito provável", se não se usarem a ferramentas já conhecidas para conter os contágios.

"É certamente um número inimaginável, mas não é impossível", referindo que em nove meses de pandemia morreram mais de 984 mil pessoas e que a perspetiva de ter uma vacina, que precisa, primeiro que tudo de ser descoberta e que requer depois "financiamento, distribuição e aceitação" não pode ser o que determina as ações contra a Covid-19.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
OMS Covid-19 Organização Mundial da Saúde saúde organizações de saúde
Ver comentários