Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Universidade de Oxford desenvolve teste que identifica a Covid-19 em menos de cinco minutos

Teste rápido pode vir a ser usado em aeroportos e empresas.
Correio da Manhã 16 de Outubro de 2020 às 14:26
Coronavírus, testes
Coronavírus, testes FOTO: Reuters

Um grupo de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveu um teste capaz de identificar um caso positivo de coronavírus em menos de cinco minutos. O anúncio foi feito esta quarta-feira pelos cientistas responsáveis pelo projeto, que garantem que este teste pode ser usam em aeroportos e em empresas.

"O nosso método deteta rapidamente partículas virais", afirmou Achilles Kapanidis, professor do Departamento de Física de Oxford, que ainda adiantou que este teste será "simples, muito rápido e económico".

Os testes rápidos que já estão a ser usados são menos eficazes que os testes PCR, mas este novo dispositivo de Oxford promete detetar um caso de Covid-19 e distingui-lo de outro vírus com grande precisão.

"Nós mostrámos que o nosso teste pode distinguir com segurança diferentes vírus em amostras clínicas, um desenvolvimento que oferece uma vantagem crucial na próxima fase da pandemia", disse Nicole Robb, da Warwick Medical School, no Reino Unido.

Apesar dos resultados promissores, a Universidade de Oxford já fez saber que este teste rápido só estará pronto em 2021.

Oxford Covid-19 Universidade de Oxford Reino Unido ciência e tecnologia Coronavírus teste
Ver comentários