Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Vacina da Universidade de Oxford contra o coronavírus é segura e garante resposta do sistema imunitário

Testes mostram que a vacina ajuda pacientes a criar anticorpos e glóbulos brancos.
Correio da Manhã 20 de Julho de 2020 às 15:07
Coronavírus xx
Coronavírus xx FOTO: Reuters

Uma vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra sinais de ser segura e de treinar o sistema imunitário, avança a BBC.

Testes que envolveram 1.077 pessoas mostram que a vacina ajuda os pacientes a criar anticorpos e glóbulos brancos que ajudam a combater o coronavírus.

A vacina, denominada ChAdOx1 nCoV-19, está a ser desenvolvida a uma velocidade sem procedentes e é feita a partir de um vírus geneticamente modificado que causa a gripe nos chimpanzés.

Este vírus foi fortemente modificado para não causar infecções em pessoas e para se aproximar da composição do coronavírus, fazendo com que o sistema imunitário possa aprender a atacá-lo.

Ainda é cedo para perceber, por completo, que esta vacina funciona, já que continuam a ser feitos testes com uma amostra mais alargada. Porém, e tendo em conta estes resultados tão promissores, o Reino Unido já fez saber que encomendou 100 milhões de doses da vacina.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Universidade de Oxford oxford saúde coronavírus
Ver comentários