Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

40 HORAS, 100 MÚSICOS

Lisboa, Coimbra, Beja e St.ª Maria da Feira são as quatro cidades que no próximo dia 6 de Abril recebem, simultaneamente, o mega-espectáculo “100% de Música Portuguesa”.
27 de Março de 2003 às 01:52
Ontem foi lembrado que há rádios que não passam um por cento de música portuguesa
Ontem foi lembrado que há rádios que não passam um por cento de música portuguesa FOTO: Pedro Catarino
Trata-se da primeira grande iniciativa da “Associação Venham Mais Cinco” no sentido de sensibilizar a opinião pública, mas também o poder político para aquilo que consideram uma situação insustentável: “O não cumprimento da lei da rádio por parte de muitas estações nacionais, que nem sequer passam um por cento de música portuguesa”, como explicou ontem Manuel Faria um dos fundadores da Associação juntamente com David Fonseca, João Gil, Luís Represas e Rui Veloso, numa conferência de Imprensa de apresentação ao evento.
Patrocinada oficialmente pela SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), com o apoio de editoras e das câmaras municipais de Coimbra, Lisboa, Beja e St.ª Maria da Feira, “100 por Cento de Música Portuguesa” oferece gratuitamente (frisamos gratuitamente) um total de 40 horas de música protagonizadas por 100 artistas das mais diferentes áreas musicais.
Em causa está a reclamação de 40 por cento de música portuguesa nas rádios. “Todos nós estamos unidos por esta causa porque todos padecemos do mesmo mal”, acrescentou Luís Represas.
PARA TODOS OS GOSTOS
Reunindo empresários, agentes, técnicos de som, luz e palco e muitos outros influentes da área da música, “100 por cento de Música Portuguesa” é provavelmente a mais eclética iniciativa em torno da música nacional realizada até hoje.
Nela participam nomes tão distintos como Adiafa, Ala dos Namorados, Ana Sofia Varela, André Sardet, Belle Chase Hotel, Boss AC, Brigada Victor Jara, Coldfinger, Coral de Pias, Da Weasel, Ena Pá 2000, Entre Aspas, Gil do Carmo, GNR, Guto, Janita Salomé, João Pedro Pais, Jorge Palma, José Mário Branco, Luís Represas, Mafalda Veiga, Mónica Sintra, Né Ladeiras, Nuno Barroso, Pedro Abrunhosa, Rádio Macau, Ronda dos Quatro Caminhos, Rui Veloso, Sérgio Godinho, Sofia Gaspar, Sónya Costa, Toy, UHF ou Xutos & Pontapés, entre muitos outros, distribuídos pelas quatro cidades.
Os espectáculos realizam-se no Terreiro do Paço, em Lisboa, no Ovibeja, em Beja, na Praça da República, em Coimbra, e num local ainda a designar em Santa Maria da Feira. O Porto não quis associar-se a esta iniciativa, tendo desistido mesmo em cima da hora.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)