Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

A PASSAGEM DA NOITE EM DVD

A Colecção Cinema Português - Sete Décadas de Grandes Êxitos do Cinema Nacional em 20 DVD - edita amanhã o mais recente filme de Luís Filipe Rocha, 'A Passagem da Noite', estreado o ano passado.
5 de Novembro de 2004 às 00:00
O filme evoca o Portugal dos anos quarenta
O filme evoca o Portugal dos anos quarenta
Um filme comovente e duro que revela um momento particularmente difícil na vida de uma jovem adolescente de 17 anos, Mariana, e a forma como ela tem de lidar com uma adversidade inesperada, quando um dia é violada por um toxicodependente e vem a descobrir que ficou grávida.
Por medo, vergonha ou raiva, a jovem decide encobrir a situação de toda a gente - pais, namorado, amigos, polícia e tribunal - e enfrentar o sucedido sozinha.
Apenas um insistente inspector da Judiciária, uma espécie de anjo da guarda, e uma prostituta pragmática assistem ao percurso secreto de sobrevivência à violação, subsequente gravidez indesejada e possível contaminação com sida desta jovem, que se vê assim forçada a uma 'passagem' conturbada para a idade adulta. Leonor Seixas é a actriz principal e tem, neste filme, a comprovação do seu talento, hoje em dia reconhecido no pequeno ecrã. Uma outra presença que não passa despercebida é a de Maria Rueff, que aqui se estreia no cinema - interpreta o papel da prostituta - e se revela uma excelente actriz. Um filme que pode ser adquirido por seis euros mais o preço do jornal.
Ver comentários
}