Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Agentes da música pedem 300 milhões de euros em apoios

Associação quer que Governo não esqueça setor no Plano de Recuperação e Resiliência.
Miguel Azevedo 2 de Março de 2021 às 09:14
Associação quer que Governo não esqueça setor no Plano de Recuperação e Resiliência
Associação quer que Governo não esqueça setor no Plano de Recuperação e Resiliência FOTO: Mariline Alves
Trezentos milhões de euros. É este o valor que a Associação Espetáculo - Agentes e Produtores Portugueses (AEAPP) propõe que o PRR - Plano de Recuperação e Resiliência (documento estratégico elaborado pelo Governo de reformas estruturais para assegurar a saída da crise pandémica) destine ao setor da música.

Em comunicado esta segunda-feira divulgado, aquela associação apresenta um conjunto de propostas e defende, por exemplo, a criação do projeto Portugal Música, que deverá ser transversal de apoio à criação, produção e circulação de espetáculos.

Além das propostas para o PRR, a associação apela, também, ao Governo para a urgência de aplicação no setor da cultura de um verdadeiro Plano de Emergência Financeira. Para tal, diz, seria fundamental o reforço significativo das verbas e o prolongamento dos Programas Apoiar e Apoiar Rendas até final de 2022, bem como o apoio à (re)contratação de trabalhadores da cultura e o empréstimo à recuperação para reforçar a resiliência, sem custos ou juros, a ser disponibilizado a empresas e profissionais independentes da cultura a partir de setembro de 2021 até ao verão de 2024.


PORMENORES
Apoio à programação
A AEAPP propõe ainda apoios à programação de eventos de promotores públicos ou privados e apoios na área da internacionalização e exportação da música portuguesa.

Milhões exigidos
A plataforma cívica Convergência para a Cultura já tinha proposto que o PRR consignasse 280 milhões de euros para as indústrias culturais e criativas.

Sons de Vez cancelado
O festival Sons de Vez, que decorreria até 26 de março, cancelou toda a sua programação por causa pandemia.
Ver comentários