Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Ana Moura é estrela de festival em Alfama

Evento decorre em 11 palcos espalhados pelo bairro.
Miguel Azevedo 27 de Setembro de 2019 às 08:51
Ana Moura
Ana Moura
Ana Moura
Ana Moura
Ana Moura
Ana Moura
Ana Moura
Ana Moura
Ana Moura
Numa das ruas típicas de Alfama há um azulejo antigo, fixado na fachada de um dos prédios, e à vista de quem passa, cujas palavras falam precisamente do passado e do presente da canção de Lisboa que esta sexta-feira e sábado se encontram, de mãos dadas, em mais uma edição do Santa Casa Alfama: "Quando o fado era cantado/pelas tabernas de Alfama/ Ninguém diria que o fado/ viria a ter tanta fama". 

Esta sexta-feira e sábado, é o fado tradicional, mas também o fado que soube ‘sair de casa’ e fazer novos amigos, que vai estar em evidência no mais típico bairro da cidade.

Por aqui, o fado vai fazer-se ouvir por toda a parte, das escadarias às igrejas, das coletividades ao terminal de cruzeiros. Os concertos têm lugar em onze palcos distintos, todos eles com diferentes propostas. Esta sexta-feira, o grande destaque vai para Ana Moura, que encerra a noite no palco principal.

Antes disso, contudo, há outros motivos de interesse. Especial atenção merece o concerto ‘Um Fado ao Pôr do Sol’, de Ângelo Freire e Banda de Música da Força Aérea, e ‘Clube de Fado’, com Ana Maria Alves, Carlos Leitão, Cristina Madeira, Maria Emília e Sandra Correia.

Na Igreja de São Miguel ouve-se ‘Até Deus Gosta de Fado’, com José Gonçalez e os convidados José Cid e Maria da Nazaré. Já na Igreja de Santo Estevão tem lugar o espetáculo ‘O Fado Subiu ao Céu’, com Adriana Paquete, Francisco Moreira, Pedro Ferreira e Soraia Correia.

Este sábado, no palco principal, há fado com Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro e tributo a Amália Rodrigues, com Tânia Oleiro, Diamantina e Gonçalo Salgueiro. Destaque para o concerto surpresa de Gisela João (só revelado no dia).

Cartaz
Sexta-feira
Destaques: Ana Moura, Marco Rodrigues com Marisa Liz, Tiago Pais Dias (Amor Electro) e Sara Correia, Rodrigo Costa Félix, Cláudia Picado, Lenita Gentil, Pedro Moutinho, Beatriz Silva, Inês Pereira, Jorge Silva, José Manuel Rodrigues e Gilberto Silva, entre muitos outros.

Sábado
Destaques: Ricardo Ribeiro, Katia Guerreiro,Marco Oliveira, Isabelinha, Ana Sofia Varela, Miguel Ramos, Ada de Castro, António Rocha, Waldemar Bastos, Bruno Chaveiro e Gisela João, entre outros.
Ver comentários