Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Apoios ao cinema com “medidas excecionais”

Filmes apoiados pelo Estado vão poder estrear primeiro na televisão e em plataformas de streaming antes de chegar ao cinema.
Duarte Faria 20 de Março de 2020 às 07:50
‘Mosquito’ foi um dos filmes que estrearam recentemente, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual
‘Mosquito’ foi um dos filmes que estrearam recentemente, com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual FOTO: Direitos Reservados
O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) anunciou "medidas excecionais" nos concursos de apoio financeiro para fazer face à pandemia de Covid-19. O destaque vai para a possibilidade de, a partir de agora, os projetos apoiados poderem estrear na televisão ou em plataformas de streaming sem terem de passar pelo cinema. Esta liberalização nos planos de distribuição e exibição dos filmes apoiados pretende fazer face à crise que se vive no setor, com produções paradas, salas fechadas de norte a sul e estreias adiadas.

Esta "possibilidade de flexibilização" estende-se também à realização de festivais de cinema em território nacional, que pode ficar comprometida nas próximas semanas ou meses por causa das medidas restritivas de contenção da pandemia.

O organismo sublinha que estas medidas, aplicadas aos concursos de apoio financeiro de 2020 e aos de anos anteriores que estão ainda em andamento, têm efeito por um "período transitório". Não é indicada qualquer alteração aos montantes de apoio financeiro já definidos, nem ao calendário, mas o ICA refere que "sempre que possível" irá "acelerar os procedimentos concursais". Para isso, os júris de cada programa de apoio financeiro vão reunir-se por videoconferência.

Recorde-se que os concursos de 2020 de apoio financeiro do Estado ao cinema e audiovisual abriram em fevereiro último, com um valor total de 22,7 milhões de euros, a repartir por vários programas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)