Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Artistas apelam para se ouvir mais música portuguesa

Texto com 460 assinaturas congratula-se com aumento de quota de música portuguesa nas rádios.
Miguel Azevedo 27 de Janeiro de 2021 às 08:40
Rui Veloso
Aurea
António Zambujo
Rui Veloso
Aurea
António Zambujo
Rui Veloso
Aurea
António Zambujo

Congratulando-se com o aumento da quota da música portuguesa nas rádios para 30%, cerca de 460 músicos, autores, agentes e managers portugueses subscreveram um texto, entretanto divulgado, no qual apelam ao público para que ouça as suas músicas na rádio.

Entre os signatários estão nomes como Aldina Duarte, António Zambujo, Aurea, Camané, Carminho, Carolina Deslandes, Dino D’Santiago, Diogo Piçarra, Fausto, Paulo de Carvalho, Pedro Abrunhosa ou Rui Veloso.

"Não queremos a nossa e vossa Música confinada a um pequeno espaço... Foi com satisfação que recebemos a notícia que agora nos vão ouvir mais... Queremos que continuem a ouvir música portuguesa, nas ondas da rádio.

Queremos que sintonizem e ouçam a música que é a nossa", lê-se no texto ‘Mais Música Portuguesa na Rádio’. Recorde-se que o aumento, de 25% para 30%, foi anunciado no dia 14 de janeiro, pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, no âmbito das medidas de resposta à pandemia de Covid-19, com o objetivo de "incrementar a divulgação de música portuguesa" e "a sua valorização em benefício dos autores, artistas e produtores".

A medida trouxe também alguma polémica, com os principais grupos de rádios a contestarem a nova quota. Numa carta aberta à ministra, os grupos Renascença Multimédia e Media Capital Rádios consideraram mesmo o aumento da quota "ineficaz e injusta". A Associação Portuguesa de Radiodifusão também criticou.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
artes cultura e entretenimento rádio música música portuguesa rádio portuguesa covid pandemia música
Ver comentários