Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Cinema independente regressa a Lisboa

Entre 25 de agosto e 5 de setembro há 240 filmes para ver no IndieLisboa.
Duarte Faria 23 de Agosto de 2020 às 09:43
Festival de cinema encerra este domingo
Festival de cinema encerra este domingo FOTO: D.R.
Está a chegar o primeiro grande festival português de cinema da era pós-Covid. A 17ª edição do IndieLisboa decorre entre a próxima terça-feira, 25, e dia 5 de setembro.

Ao todo, há 240 filmes para ver, em salas tão diversas como os já tradicionais São Jorge e Cinema Ideal, a Culturgest e a Cinemateca Portuguesa (onde decorrem retrospetivas), além do terraço do Capitólio. Há ainda debates e conferências na Universidade Lusófona, assim como sessões especiais e diversas atividades para os miúdos.

O filme de abertura, ‘La Femme de Mon Frère’ (São Jorge, às 19h00), marca a estreia da também atriz Monia Chokri na realização de uma longa-metragem. Entre os destaques da programação contam-se uma retrospetiva da obra do realizador senegalês Ousmane Sembène, considerado "o pai do cinema africano", uma homenagem aos 50 anos da secção Fórum do Festival de Berlim, e um ciclo dedicado à realizadora franco-senegalesa Mati Diop. O programa completo, incluindo a competição nacional e internacional, está disponível em www.indielisboa.com.

Devido à pandemia, a organização foi obrigada a reorganizar as exibições: haverá menos sessões diárias, e com lotação reduzida, e apenas serão feitas sessões repetidas do cinema português. "Tivemos de repensar tudo, timings, equipas, modelo de organização de sessões... é um festival com uma pandemia pelo meio", refere o programador Miguel Valverde. Bilhetes para sessões de cinema custam entre 3,20 euros e 4,50 euros.
Lisboa São Jorge IndieLisboa artes cultura e entretenimento cinema
Ver comentários