Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Director da Biblioteca Nacional substituído

O director geral da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), Pedro Dias, foi substituído pela subdirectora da instituição, Maria Inês Cordeiro, anunciou nesta sexta-feira a Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
14 de Setembro de 2012 às 16:40
De acordo com um comunicado enviado à agência Lusa, pelo gabinete de comunicação da SEC, "a seu pedido, Pedro Dias será de imediato sucedido pela até aqui subdirectora geral" da Biblioteca Nacional
De acordo com um comunicado enviado à agência Lusa, pelo gabinete de comunicação da SEC, 'a seu pedido, Pedro Dias será de imediato sucedido pela até aqui subdirectora geral' da Biblioteca Nacional FOTO: Sérgio Lemos

De acordo com um comunicado enviado à agência Lusa, pelo gabinete de comunicação da SEC, "a seu pedido, Pedro Dias será de imediato sucedido pela até aqui subdirectora geral" da Biblioteca Nacional.

Maria Inês Cordeiro é licenciada em História pela Universidade de Lisboa, fez uma pós-graduação em Bibliotecário Arquivista pela Universidade de Coimbra, e é doutorada em Ciências da Informação pela Universidade de Londres.

Antes de assumir o cargo de subdirectora da Biblioteca Nacional, em 2006, Maria Inês Cordeiro foi bibliotecária assessora da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, responsável pelo sector de Gestão de Sistemas de Informação e Projectos de Inovação entre 1997 e 2006.

Anteriormente, tinha desempenhado funções de chefe de Divisão e directora de Serviços na BNP, onde prestou serviço entre 1986 e 1997. 

António Pedro Dias, 61 anos, professor catedrático, tinha sido nomeado pela SEC em Junho de 2011 para substituir Jorge Couto, que se encontrava à frente da instituição desde 2005.

Pedro Dias tinha sido director-geral do Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo entre 2004 e 2005, e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, integrado no Instituto de História da Arte.

Dirigiu ainda o Instituto de História da Arte da Universidade de Coimbra e o Museu Nacional de Machado de Castro.

Foi também delegado da Secretaria de Estado da Cultura para a Zona Centro, tendo desenvolvido investigação em Espanha, Itália, Holanda, Alemanha, França, Itália, Brasil e Índia.

maria inês cordeiro biblioteca nacional bnp pedro dias lisboa substituição
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)